A selecção portuguesa de sub-19 foi hoje afastada da fase final do Europeu2011, apesar de ter vencido a Estónia, por 3-0, na segunda jornada do Grupo 1 da Ronda de Elite de qualificação, a decorrer na Croácia.

A derrota por 1-0 sofrida na terça-feira, frente à Bélgica, revelou-se determinante para a equipa de Hélio Sousa não lograr a presença na Roménia, de 20 de Julho a 01 de Agosto.

A Bélgica triunfou hoje sobre a Croácia, por 3-2, e assegurou o primeiro lugar no Grupo 1 e a qualificação para a fase final do Campeonato Europeu de sub-19.

Hoje, em Umag, frente à Estónia, a selecção portuguesa dominou durante todo o encontro e conseguiu a vantagem aos 44 minutos, através de William Carvalho.

Na segunda parte, Portugal continuou a ter mais posse de bola e a ser mais ofensiva do que a selecção estónia.

Agostinho Cá (56) ampliou para 2-0 e William Carvalho, na marcação de uma grande penalidade aos 62, teve o ensejo de bisar, mas acabou por desperdiçar.

Ivan Cavaleiro (88) fixou o resultado final do encontro, em que Portugal teve uma boa actuação.

Na terceira jornada do Grupo 1 da Ronda de Elite, no domingo, Portugal realiza o derradeiro jogo, com a Croácia.

Jogo no Gradski, Umag (Croácia).
Portugal - Estónia, 3-0.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores:
1-0, William Carvalho, 44 minutos.
2-0, Agostinho Cá, 56.
3-0, Ivan Cavaleiro, 88.

Equipas:
- Portugal: Luís Ribeiro, David Carneiro, Luís Martins, Paulo Oliveira, Josué, Agostinho Cá, William Carvalho, Amorim (Hugo Sousa, 84), Fábio Nunes (Bruma, 67), Ricardo Esgaio (Filipe Barros, 74) e Ivan Cavaleiro.
(Suplentes: Tiago Maia, Hugo Sousa, Bruma, Filipe Barros, João Amorim, Afonso Taira e Rúben Pinto).
- Estónia: Marko Meerits, Maksim Podholjuzin, Elvis Liivamagi, Nikita Baranov (Joel Indermitte, 64), Karol Mets, Bert Klemmer, Kaarel Torop (Andreas Raudsepp, 46), Karl-Eerik Luigend, Joonas Tamm (Artur Rattel, 83), Aleksei Belov e Karl Mool.
(Suplentes: Mart-Mattis Niinepuu, Artur Rattel, Andreas Raudsepp, Joel Indermitte, Aleksandr Kulinits e Stanislav Goldberg).

Árbitro: Eli Hacmon (Israel).
Acção disciplinar: cartão amarelo a Elvis Liivamägi (43) e Luís Martins (68).