Portugal bateu hoje a Nova Zelândia, por 1-0, e garantiu a vitória no Grupo B do Mundial de sub-20 de futebol, num encontro decidido por um golo de Mário Rui frente a uma inofensiva campeã da Oceânia.

Aos 31 minutos, o lateral esquerdo, que foi a única alteração no “onze”, marcou o único golo da partida, em que Portugal voltou a mostrar-se lento e a recuar muito na segunda parte.

Portugal espera agora o adversário nos oitavos de final, que será um dos melhores terceiros classificados, saído Grupo A, C ou D, num encontro marcado para 09 de agosto, às 23h00 (hora de Lisboa), novamente em Cali.

Tal como tinha acontecido na vitória frente aos Camarões, por 1-0, Portugal fez uma primeira parte de grande qualidade, com muita posse de bola, mas acabou o jogo a recuar para muito perto da sua área, o que podia ter sido perigoso com um adversário de outro valor.

A equipa das “quinas” voltou a ter dificuldades na construção de jogo, sem ter um médio que ligasse a defesa e o ataque, enquanto os avançados voltaram a ser excessivamente individualistas.

Apesar de já ter o apuramento garantido antes da partida, nem que fosse como um dos melhores terceiros classificados, o treinador português Ilídio Vale não poupou jogadores, fazendo apenas uma alteração no “onze”.

Em relação à vitória sobre os Camarões (1-0), na segunda jornada, o lateral esquerdo Mário Rui entrou na equipa inicial para o lugar de Luís Martins.

Sem necessidade de acelerar muito, Portugal dominou desde o primeiro minuto e, nos primeiros 25 minutos, dispôs de três boas oportunidades, mas Alex (09) e Caetano (25) atiraram ao lado e Nelson Oliveira (23) rematou para defesa fácil de Marinovic.

Sem que os “kiwis” tivessem feito qualquer remate, a formação lusa chegou ao golo, aos 31 minutos, por Mário Rui, que, isolado por um excelente passe de Nelson Oliveira, rematou cruzado sem hipótese para o guarda-redes neozelandês.

Depois do tento luso, o jogo baixou ainda mais de intensidade, com a Nova Zelândia a conseguir o seu primeiro remate aos 42 minutos, por Murphy, mas o “disparo” saiu à figura de Mika.

Na segunda parte, o ritmo baixou drasticamente e o único lance de perigo foi um forte remate de Galbright em zona frontal, mas que saiu à figura do guarda-redes português.

Dor de cabeça para Ilídio Vale poderá ser a lesão de Danilo, que saiu em maca, aos 70 minutos, depois de uma entrada dura de Galbraith.