As seleções de Portugal, Argentina, Colômbia e México garantiram na terça-feira o apuramento para os quartos-de-final do Mundial de sub-20 de futebol graças a grandes penalidades.

Nélson Oliveira assinou o único golo da equipa das “quinas” no jogo dos oitavos de final, frente à Guatemala, convertendo um castigo máximo, aos sete minutos.

No sábado, a seleção portuguesa defronta a Argentina, que também garantiu a passagem aos “quartos” com dois golos de Erik Lamela, aos 42 e 64 minutos, ambos de grande penalidade, diante do Egito, que reduziu por Mohamed Salah, aos 70, também da marca de 11 metros.

Iturbe, reforço do FC Porto, começou o encontro no banco e jogou apenas a última meia hora, depois de substituir Facundo Ferreyra.

O também “dragão” James Rodriguez garantiu a qualificação para a Colômbia, durante o período de compensação do jogo com a Costa Rica, igualmente na marcação de uma grande penalidade.

A seleção anfitriã, que alinhou também com o “leão” Santiago Árias durante os 90 minutos, até começou o jogo a ganhar, com um golo de Luis Muriel, aos 56, mas viu os costa-riquenhos ensaiarem uma rápida reviravolta, com os tentos de John Ruiz e Myonor Escoe, aos 63 e 65.

A Colômbia só empatou a 11 minutos do final, por Pedro Franco, e carimbou o “passaporte” nos descontos, com a grande penalidade de James.

Camarões e México empataram a um golo durante o tempo regulamentar, com as concretizações de Franck Ohadza, aos 79, para os africanos, e o empate, dois minutos depois, de Carlos Orrantia, para os mexicanos.

O empate persistiu após o prolongamento e no desempate nas grandes penalidades, Ohadza, Idriss Nguessi e Christ Mbondi desperdiçaram os “tiros” e o México aproveitou para vencer por 3-0, graças à pontaria de Erick Torres, Ulises Davila e Marvin Pinon.

A seleção mexicana defronta a Colômbia no sábado, enquanto os restantes apurados para os “quartos” ficam definidos hoje, com os encontros Inglaterra-Nigéria, Coreia do Sul-Espanha, Equador-França e Brasil-Arábia Saudita.