O selecionador português de futebol de sub-20 admitiu que a equipa das “quinas” está mais perto do «sonho» de estar presente na final do Mundial, depois das «emoções fortes» decorrentes da vitória frente à Argentina, no sábado.

«Fomos uns dignos vencedores perante um rival forte e com muita qualidade. Este poderia ser um jogo de uma final», afirmou Ilídio Vale, em conferência de imprensa, após eliminar a Argentina nos oitavos de final da competição, no desempate através de grandes penalidades (5-4).

Portugal, presente pela oitava vez em Mundiais, chegou pela quarta vez às meias-finais da prova, depois das campanhas vitoriosas de Riade1989 e Lisboa1991 e do terceiro lugar no Qatar, em 1995.

Admitindo as «emoções fortes» do encontro, Ilídio Vale salientou que a seleção lusa se apurou «com inteira justiça», destacando a organização de jogo e a coesão da sua equipa, que apresentou «postura inteligente (…) perante uma equipa que está recheada de jogadores com muita qualidade».

Na quarta-feira, Portugal vai disputar a meia-final frente ao vencedor do jogo entre França e Nigéria, que está agendado para hoje.

Antevendo «uma batalha muito forte», Ilídio Vale, que não vai poder contar com o castigado Saná, destacou a importância de «recuperar o melhor possível toda a gente».

Mesmo assim, o selecionador português reconhece que a equipa lusa está “mais perto de fazer história”, cobiçando já uma presença na final da competição, marcada para o próximo dia 20, em Bogotá.

«Não posso negar que estamos mais próximo daquilo que é o sonho de toda a gente que participa no Mundial. Acredito que esse não seria o nosso sonho inicial, mas no fundo sempre acreditámos que era possível chegar ao palco onde se vai realizar uma final. Estamos entre as melhores quatro equipas deste Mundial que poderão ambicionar a ser campeãs do Mundo. Nós somos um delas», rematou Ilídio Vale.