O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, instou hoje o presidente da FIFA, Joseph Blatter, a promover a defesa do jogador nacional, disse à Lusa fonte oficial da FPF.

Na reunião entre os dois responsáveis, que ocorreu em Zurique, na Suíça, o líder federativo português solicitou a colaboração do organismo mundial na proteção dos jovens jogadores, para que sejam encontradas e estabelecidas medidas eficazes nesse sentido.

Segundo a mesma fonte, Gomes e Blatter, além da tradicional apresentação de cumprimentos, abordaram vários assuntos de interesse para as duas partes e sobre o futebol internacional.

Além do presidente da FPF, também o secretário-geral federativo, Ângelo Brou, esteve presente neste encontro.

Esta tarde, Gomes vai participar numa reunião da Comissão de Organização do Mundial de futebol de sub-20, da qual faz parte.

O reforço na formação e a valorização do jogador português foi uma das propostas apresentadas por Gomes durante a campanha eleitoral para as eleições federativas, realizadas a 10 de dezembro de 2011, admitindo, na altura, que fossem criados regulamentos para diminuir o número de estrangeiros nas equipas portuguesas.

Gomes defendeu a alteração dos quadros competitivos para dar espaço de competição aos jogadores jovens, entre os 19 e os 23 anos.