O italiano Nicola Rizzoli vai arbitrar o Portugal-Suécia, da primeira mão dos “play-offs” de qualificação para o Mundial2014, em Lisboa, e o inglês Howard Webb dirigirá o segundo jogo, em Solna, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

De acordo com o comunicado publicado no sítio oficial da FPF na Internet, Rizzoli, que será auxiliado pelos assistentes Renato Faverani e Andrea Setfani, será o juiz do encontro marcado para 15 de novembro, no Estádio da Luz, em Lisboa, com início às 19:45 horas.

Webb, que terá como assistentes Michael Mullarkey e Darren Cann, vai arbitrar a partida da segunda mão dos “play-offs” da zona europeia de qualificação para a fase final do Campeonato do Mundo, marcada para 19 de novembro, no estádio Friends Arena, em Solna.

Rizzoli, de 42 anos, já dirigiu dois jogos da seleção portuguesa: com a Dinamarca, na qualificação para o Euro2012, que os escandinavos venceram por 2-1, e com a Holanda, na fase final daquela prova, que Portugal venceu por 2-1, com os dois golos lusos a serem marcados por Cristiano Ronaldo.

Já esta época foi o árbitro do Paris Saint-Germain-Benfica, da fase de grupos da Liga dos Campeões, que os franceses venceram por 3-0, tendo como ponto alto da carreira a presença na final da “Champions” da época passada, na qual o Bayern de Munique bateu o Borussia de Dortmund por 2-1.

Webb, também de 42 anos, já esteve em três jogos da seleção nacional, o último dos quais com a República Checa, nos quartos-de-final do Campeonato da Europa de 2012, que terminou com a vitória lusa por 1-0, de novo graças a um golo de Ronaldo.

Antes disso, o árbitro inglês tinha dirigido a primeira mão dos “play-offs” de apuramento para aquela prova, na Bósnia-Herzegovina (0-0), mas a primeira vez que dirigiu uma partida da “equipa das quinas” foi em 2008, de qualificação para o Mundial2010, que Portugal perdeu por 3-2 com a Dinamarca.

Webb arbitrou o recente FC Porto-Atlético de Madrid (1-2), da fase de grupos da Liga dos Campeões, tendo no currículo a final do Mundial2010, na qual a Espanha venceu a Holanda por 1-0, e o jogo decisivo da Liga dos Campeões no mesmo ano, em que o Inter de Milão, então treinado por José Mourinho, venceu o Bayern de Munique por 2-0.