A ausência do avançado Cristiano Ronaldo foi hoje a mais sentida pelos cerca de 300 adeptos que assistiram ao último treino da seleção portuguesa de futebol, antes da partida para o estágio nos Estados Unidos e o Mundial2014.

O capitão da equipa lusa, designado melhor futebolista mundial em 2013, deixa Portugal sem ter participado em qualquer treino durante a preparação da seleção, tendo hoje permanecido no hotel a realizar tratamentos e trabalho específico, em conjunto com Pepe e Raul Meireles.

Cristiano Ronaldo chegou com uma semana de atraso ao estágio, tal como Pepe e Fábio Coentrão, devido à presença do Real Madrid na final da Liga dos Campeões, mas, ao contrário dos dois colegas na equipa espanhola, nunca deixou o hotel, apesar de nenhum deles ter jogado no particular com a Grécia (0-0), no sábado.

Dois dias depois do encontro em que a seleção nacional produziu uma exibição pouco convincente, os jogadores regressaram ao Estádio Nacional, no Jamor, para a última sessão de trabalho em solo português, que foi muito ligeira para os titulares da partida frente à congénere grega, treinada por Fernando Santos.

O avançado Varela e o ponta de lança Hélder Postiga, ambos com dores musculares devido ao esforço realizado no jogo de sábado, foram os únicos que treinaram de forma condicionada, enquanto os jogadores que não foram titulares trabalharam durante mais algum tempo e de forma mais intensa.

No final da sessão, vários futebolistas convocados para representar Portugal na fase final do Mundial2014, deslocaram-se até junto dos adeptos para autografarem camisolas, bandeiras e o defesa Bruno Alves deixou mesmo um admirador da equipa das quinas muito feliz, ao entregar-lhe a sua camisola.

A comitiva portuguesa é recebida pelo Presidente da República, Cavaco Silva, no Palácio de Belém, saindo às 16:15 horas para o aeroporto de Lisboa, de onde viajará para os Estados Unidos, num voo com partida às 17:30 e chegada prevista para as 20:30 locais (01:30 de terça-feira, em Lisboa).

A preparação prosseguirá até 10 de junho nos Estados Unidos, onde a seleção portuguesa disputará dois encontros particulares, com o México, a 06 de junho, em Boston, e com a República da Irlanda, a 10, em New Jersey, cidade onde ficará instalada.

A chegada ao Brasil está prevista para 11 de junho, em Campinas, no estado de São Paulo, local escolhido para funcionar como quartel-general durante o Mundial2014, que se vai realizar entre 12 de junho e 13 de julho.

Portugal integra o grupo G da fase final, em conjunto com a Alemanha, frente à qual se vai estrear, a 16 de junho, em Salvador, os Estados Unidos, que defrontará a 22, em Manaus, e o Gana, último adversário na primeira fase de prova, a 26, em Brasília.