Portugal e França têm já uma longa história de desafios internacionais no mundo do futebol. Uma história que, para mal das cores portuguesas, sorriu quase sempre aos gauleses, como evidenciam as 16 vitórias em 22 jogos realizados entre as duas seleções. A equipa das quinas apenas conseguiu sair vencedora em cinco ocasiões, registando-se igualmente um empate.

Como não podia deixar de ser, o início desta história a dois deu o mote para os anos vindouros. Portugal entrou a perder no longínquo 18 de abril de 1926, com uma derrota por 4-2. No ano seguinte, a 16 de março, a seleção nacional conseguiu “devolver o troco”, ao ganhar e golear por 4-0, no já extinto Campo do Lumiar.

Nos oitenta anos que se seguiram, a balança desequilibrou com o peso dos ‘bleus’. Enquanto Portugal perdia para a França milhares de portugueses na emigração em meados do século passado, a Seleção perdia cada vez mais jogos com a formação francesa. À exceção dos triunfos de 1927, 1930, 1946, a equipa das quinas só voltaria a triunfar na década de 70.

Quiçá inspirado pelo ambiente de revolução, Portugal brilhou em 1973 e 1975 com duas vitórias. Aliás, o dia 26 de abril de 1975 – um ano e um dia após o 25 de Abril – marca mesmo a última vitória lusa nesta história de confrontos. Os golos de Marinho e Nené no jogo disputado em França foram a última prova de força de uma seleção então comandada por José Maria Pedroto. Acabou-se aí a série de cinco triunfos portugueses, sempre alcançados em jogos particulares.

Foi preciso esperar até 1984 pelo primeiro jogo oficial das duas seleções. Numas meias-finais épicas do Euro84, Portugal só cairia (3-2) no prolongamento do jogo com os anfitriões, que, liderados por Michel Platini, caminhariam para o seu primeiro troféu internacional.

Saiu Platini de cena, mas outro número 10 francês iria tomar o seu lugar para ser o carrasco de Portugal. Em 2000, Zinedine Zidane marcou um penálti que fez a diferença no resultado de 2-1 e que deixou uma “geração de ouro” fora da final do Europeu, numa prova onde tinha deslumbrado. Mais uma vez, o jogo com a equipa das quinas seria prenúncio de êxito, com a vitória sobre a Itália na final.

Já em 2006, no Mundial realizado na Alemanha, Zidane – sempre ele – fez também de grande penalidade o golo solitário que eliminou Portugal nas meias-finais. O 1-0 da partida jogada em Munique, a 5 de julho de 2006 marcou um autêntico “au revoir” entre as duas seleções.

Este sábado, no Stade de France (19h45), quebra-se a distância para mais um “rendez-vous”.