A seleção portuguesa de futebol de sub-16 empatou hoje 0-0 frente à congénere espanhola, mas perdeu (3-2) no desempate por penáltis, em jogo a contar para o Torneio Desenvolvimento da UEFA, ficando no segundo lugar.

A equipa das `quinas´, que jogou em inferioridade numérica antes da meia hora de jogo, por expulsão de Mesaque Dju, segurou o nulo até ao fim, o que levou a decisão para os penáltis, tendo os espanhóis concretizado três com contra dois de Portugal.

O empate da Alemanha diante da Holanda a uma bola (no desempate por penáltis, os germânicos venceram por 5-4), no último jogo do torneio, relegou a seleção lusa para a segunda posição da tabela classificativa.

Cada vitória no desempate por penáltis acrescenta um ponto àquele que já fora garantido no empate do tempo regulamentar, razão pela qual Portugal não conquistou o torneio, apesar de ter sido a única equipa registar uma vitória durante a competição.

Os comandados de Emílio Peixe somaram uma vitória e dois empates que renderam cinco pontos, mas perderam os dois desempates por penáltis, enquanto a Alemanha empatou os três jogos (3 pontos) e teve direito a outros três pontos por vencer sempre no desempate.

No final da partida com os espanhóis, o selecionador Emílio Peixe começou por sublinhar o facto de a sua equipa ter sido “a única a vencer um jogo no torneio” e que só não o venceu “por força do sistema de pontuação”.

“Toda a gente que assistiu aos jogos tem a consciência clara de que fomos superiores e estamos muito satisfeitos com isso. Obviamente, queremos sempre ganhar, mas o mais importante foi verificar que tivemos um comportamento excelente, o que deixa muito bons indicadores para o futuro”, disse Emílio Peixe, que promete apostar em “aprimorar a equipa e desenvolver o que mais e melhor o que já se começou a construir” nos jogos que fará até ao torneio de apuramento para o Europeu de sub-17.