A seleção portuguesa de futebol pode hoje garantir, pelo menos, o ‘play-off’ de acesso ao Euro2016, mas para isso tem que vencer pela primeira vez na sua história na Arménia, em jogo do Grupo I.

Caso alcance um triunfo em Erevan e a Sérvia não vença na Dinamarca (e o Tribunal Arbitral do Desporto confirme a dedução de três pontos à seleção dos Balcãs), Portugal terá pelo menos garantido o terceiro lugar do grupo e fica em posição privilegiada na luta pelo acesso direto ao Europeu do próximo ano, que vai decorrer em França.

Após quatro jornadas, Portugal lidera o Grupo I, com nove pontos, contra sete de Dinamarca e Albânia e um de Sérvia e Arménia.

Para alcançar o objetivo mínimo, a seleção nacional terá de vencer na Arménia, algo que nunca conseguiu nas duas vezes que visitou a país. Em 1996 e 2007 despediu-se sempre de Everan com o empate na ‘bagagem' (0-0 e 1-1, respetivamente).

No Estádio Republican, Fernando Santos, que vai cumprir o segundo e último jogo de castigo e por isso será substituído pelo adjunto Ilidio Vale no banco de suplentes, tem todos os 25 jogadores convocados aptos, incluindo Fábio Coentrão, que apresentou algumas problemas físicos no estágio de quatro dias na Geórgia.

Tal como aconteceu no último jogo frente à Sérvia, em que marcou mesmo o golo do triunfo de Portugal (2-1) no Estádio da Luz, o jogador do Real Madrid deverá voltar a ocupar um lugar a meio campo e com Eliseu a fazer de lateral esquerdo.

Com Bosingwa e Pepe lesionados e fora da convocatória, Cedric deverá aparecer no lado direito da defesa, enquanto Bruno Alves é o principal candidato a fazer dupla com Ricardo Carvalho no centro.

Com 37 anos, e caso de confirme a sua titularidade, Carvalho vai tornar-se no jogador de campo mais velho a vestir a camisola da seleção nacional, superando António Veloso, que detinha esse ‘título' há duas décadas, desde 1994.

O encontro está agendado para as 20:00 (17:00 horas de Lisboa) e será dirigido pelo árbitro belga Serge Gumienny.