O defesa central tem sido escolha habitual de Fernando Santos nas suas convocatórias, e por isso José Fonte sonha, com razão de ser, com a sua primeira fase final de uma grande competição que pode acontecer no Euro 2016.

“É um sonho estar presente numa fase final para todos jogadores. Estou satisfeito por poder continuar a ser chamado e fazer parte deste grupo”, começou por dizer na conferência de imprensa desta terça-feira no Estádio Nacional.

13 anos separam José Fonte de Gonçalo Guedes, e hoje os dois sentaram-se lado a lado na conferência. Era por isso inevitável falar da adaptação de quem chega e da forma como são recebidos pelos mais velhos.

“É fácil eles chegarem e adaptarem-se. Temos um grande grupo de jogadores com muita experiência que saber fazer os jogadores mais jovens integrarem-se o mais rapidamente possível”, afirmou.

Sobre jovens talentos na sua posição específica, José Fonte diz gostar de Paulo Oliveira ou Tiago Ilori, porém lembra que a maturidade de um defesa central chega mais tarde do que o habitual.

"Os defesas centrais atingem a maturidade mais tarde. A chegar aos 30 é a sua melhor fase pois já têm mais experiência e jogos nas pernas. Vejo o Paulo Oliveira e o Tiago Flori com muita qualidade para chegar à seleção. Estamos muito bem servidos”, explicou.

Sobre os jogos particulares com a Rússia e Luxemburgo, José Fonte diz que os jogadores encaram esses jogos a pensar na vitória, mas ao mesmo tempo sem perderem a noção de que servem de preparação e em que o treinador fará algumas experiências.

“Nós jogadores temos de dar o máximo, porque queremos todos estar presentes no próximo Europeu”, finalizou.