A seleção portuguesa de futebol, com todos os jogadores disponíveis, defronta hoje a Bélgica, em Leiria, num particular que serve de preparação para o Euro2016 e que ficou marcado pelos recentes atentados terroristas em Bruxelas.

O encontro estava inicialmente marcado para capital belga, mas acabou por ser transferido para o Estádio Municipal de Leiria devido aos atentados da semana passada, reivindicados pelo autodenominado Estado Islâmico e que causaram mais de três dezenas de mortos.

Será a primeira vez que a seleção belga vai atuar depois dos incidentes de Bruxelas, num jogo em que é esperado um reforço na presença das forças de segurança e no qual personalidades como o Presidente de República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o Primeiro-Ministro, António Costa, vão estar presentes.

Depois do desaire com a Bulgária (1-0), na última sexta-feira, Portugal volta a ter outro teste para a fase final do Europeu, desta vez frente ao atual líder do ‘ranking’ mundial.

Ricardo Carvalho, que falhou o jogo com búlgaros devido a uma gripe, já está recuperado e poderá ser utilizado, assim como o médio André Gomes, que apresentou alguns problemas físicos na última semana.

Do lado da Bélgica, Eden Hazard é a grande baixa na equipa do técnico Marc Wilmots, assim como Vincent Kompany, Kevin de Bruyne e Jan Vertonghen.

Mesmo assim, Portugal vai ter pela frente jogadores como o guarda-redes Courtois, o médio Axel Witsel (ex-Benfica) e o avançado Romelu Lukaku.

No Campeonato da Europa, que vai decorrer de 10 de junho a 10 de julho em França, Portugal vai disputar o grupo F com Áustria, Islândia e Hungria.