Realizou-se na segunda-feira o sorteio da primeira e da segunda eliminatórias da Portugal, e logo com polémica. O Clube Desportivo de Cinfães devia ser um dos clubes sorteados mas o emblema da Associação de Futebol de Viseu ficou de fora, sem qualquer explicação. O clube ganhou em campo o direito a estar no sorteio já que terminou a Divisão de Honra no 2º lugar.

A FPF garanate que o Cinfães não enviou, a tempo, toda a documentação que o permitisse participar na prova, daí ter ficado fora do sorteio.

Ao que tudo indica, o erro foi da Associação de Futebol de Viseu, que ainda tentou corrigir mas, garante, a FPF não quis ouvir.

"Tentámos corrigir esta bronca e chamar a atenção que um clube histórico como o Cinfães não estava presente, mas a FPF não se mostrou disponível para corrigir o que quer que fosse. Como já houve erros idênticos e a FPF repetiu o sorteio, solicitámos que o sorteio fosse suspenso, mas a FPF recusou, alegando que não tinha informação do Cinfães. Assumiremos as nossas responsabilidades, se for caso disso", disse o presidente José Carlos Lopes, ao jornal Record.

Em comunicado, o Clube Desportivo de Cinfães garante que tinha direito a estar no sorteio, pelo que agora vai tomar "todas as diligências para que o clube seja ressarcido por todos os prejuízos que a situação acarreta, tanto desportiva como financeiramente".

"Por motivos que são totalmente alheios à direção, o sorteio da 1° Eliminatória da Taça de Portugal não contemplou a nossa equipa, tendo esta obtido o segundo lugar na tabela classificativa da época passada bem como vencido a Taça Distrital. Serão tomadas todas as diligências para que o clube seja ressarcido por todos os prejuízos que a situação acarreta, tanto desportiva como financeiramente. De tudo faremos para que sejam apurados os motivos e que a situação seja devidamente esclarecida por quem de direito", pode ler-se numa nota do clube publicada nas redes sociais.

A Taça de Portugal vai arrancar a 84.ª edição com 152 equipas, com os emblemas da I Liga a entrarem em ação apenas na terceira eliminatória.

O FC Porto é o atual detentor da Taça de Portugal, após vencer o Sporting de Braga, por 2-0, na final da última edição.