O golo de Varela “salvou” o FC Porto de uma exibição mediana, com um “onze” novo e diferente. Na primeira parte o destaque foi para as várias perdas de bola a meio-campo e pouca garra nos momentos de arranque para o ataque. Tanto para o Leixões como para a equipa da casa.

Mas no tempo extra dos primeiros quarenta e cinco minutos, Varela, no coração da área, surpreendeu e cabeceou certeiro para o fundo das redes, depois de Valeri ter "batido" um livre directo.

Minutos antes do único golo,  as vozes dos adeptos aqueciam enquanto aguardavam o remate de bola parada de Tomás Costa mas o argentino enviou a bola para a bancada norte do estádio. O mesmo aconteceu quando minutos depois com Orlando Sá quando cabeceou por cima da baliza do guardião leixonense.

No final da primeira parte, a equipa “nova” apresentada por Jesualdo Ferreira demonstrava deficiências no jogo colectivo, talvez devido à falta de experiência como “onze”.

Ao abrir o pano da segunda parte, o Leixões teve uma boa oportunidade para empatar a partida mas Pouga, à entrada da área, rematou por cima da baliza, hoje defendida por Nuno.

O mesmo Nuno ainda apanhou um susto, ao minuto 58, quando Zé Manuel rematou forte da esquerda, e o guardião azul e branco não segurou à primeira e Hugo Morais, na recarga, rematou contra o corpo do capitão portista.

No segundo bloco de jogo, o FC Porto despertou, talvez pela confiança do golo marcado, criando mais ocasiões de golo e jogando mais confiante. Chegando mesmo a estar mais perto de fazer o segundo golo nos últimos dez minutos de partida. A entrada de Rodríguez trouxe ainda mais garra à partida.

 A formação de José Mota também entrou na segunda parte mais ofensiva e decidida mas os leixonenses não souberam aproveitar da melhor forma, e nos momentos cruciais de finalização, os buracos da defesa azul e branca.

Nos últimos instantes do encontro, a equipa da casa viu o árbitro Vasco Santos anular-lhe um golo.

O FC Porto e o Leixões concentram-se agora no regresso do campeonato nacional, este fim-de-semana em que os Dragões recebem a União de Leiria (domingo) enquanto os matosinhenses deslocam-se a Alvalade (sábado) para defrontar o Sporting na 15ª e última jornada da primeira ronda da I Liga.