Com este resultado, que acaba por ser penalizador para o Rio Ave, a equipa mais dominadora e que dispôs das melhores oportunidades de golo, as decisões do grupo ficam adiadas para a ultima ronda desta fase.

Após este resultado o Rio Ave soma três pontos, e terá ainda de defrontar o Benfica, enquanto o Nacional conseguiu hoje o seu primeiro ponto, e irá receber o Vitória de Guimarães na terceira e decisiva jornada.

O terreno encharcado obrigou as duas equipas a uma fase inicial de adaptação, nuns primeiros minutos de muita luta na intermediária em que pouco se viu de futebol.

Nesta toada, surpreendeu o primeiro golo do jogo, para o Nacional, aos 15 minutos, num lance em que Edgar Costa, aproveitando um passe longo de Rodrigo, desmarcou-se entre a defensiva vila-condense e, à saída de Mora, desviou para o 1-0.

A formação da casa não acusou o tento, e restabeleceu a igualdade volvidos cinco minutos. João Tomás, na sequência de uma grande penalidade, a castigar falta de Bracali sobre Chidi, apontou o nono golo da época ao serviço do Rio Ave.

Os nortenhos galvanizaram-se com o golo, e partir de então assumiram o controlo da partida, chegando mais vezes à baliza de Bracali, sempre com João Tomás como o elemento mais perigoso

O veterano avançado chegou mesmo a reclamar golo, aos 24 minutos, num remate soberbo que embateu, primeiramente, na trave da baliza insular, dando depois, no solo, a sensação que terá ultrapassado a linha limite. O juiz Duarte Gomes e o seu auxiliar, após alguma hesitação, assim não o entenderam.

Perante a igualdade, esperava-se que as duas equipas surgissem com maior ambição no segundo tempo, até porque a chuva deu algumas tréguas, nesta etapa complementar.

No entanto, o Rio Ave, apesar de mais dominador, pareceu acomodado ao empate, enquanto que do outro lado, o Nacional não mostrava argumentos para desfazer a igualdade.

Os vila-condenses dispuseram, ainda assim, das melhores oportunidades, em lances algo fortuitos. Primeiro numa tentativa de canto directo de Magno e depois num remate de longe de Sílvio, ambos bem travados por Bracali.

Com o cansaço que se foi apoderando dos jogadores, o desafio redundou numa inglória batalha no meio-campo, que precipitou o empate e deixou as decisões do grupo adiadas para a última jornada.

Jogo no Estádio do Rio Ave FC, em Vila do Conde.

Rio Ave – Nacional da Madeira, 1-1.

Ao intervalo: 1-1.

Marcadores:

1-0, Edgar Costa, 15 minutos.

1-1, João Tomás, 20 (g.p.).

Equipas:

- Rio Ave: Mora, Magno, Gaspar, Fábio Faria, Sílvio, André Vilas Boas, Ricardo Chaves (Adriano, 85), Tarantini, Chidi (Sindei, 75) João Tomás e Evandro.

(Suplentes: Trigueira, Jeferson, Wesllem, Tiago Terroso, Adriano, Sidnei e Bruno Gama).

- Nacional: Bracali, Patacas, Filipe Lopes, Tomasevic, João Aurélio, Cleber, Pecnik, Pedro Pacheco, Edgar Costa (Abdou, 73) Rodrigo (Edgar Silva, 60) e Amuneke (Anselmo, 46).

(Suplentes: Elisson, Edgar Silva, Ruben Micael, Pavlovic, Anselmo, Abdou).

Árbitro: Duarte Gomes (Lisboa).

Acção disciplinar: Cartão amarelo para Bracali (19) e André Vilas Boas (29).

Assistência: cerca de 500 espectadores.