O autor do novo troféu da Taça da Liga de futebol é professor no Instituto Politécnico do Cávado e Ave, em Barcelos, mas disse não ter qualquer preferência para a final entre o Gil Vicente e o Benfica.

«Que seja o melhor a levar o troféu», referiu, diplomaticamente, Nuno Duarte Martins, escusando-se também, «por razões óbvias», a revelar qual a sua cor clubística.

De produção integralmente portuguesa, o novo troféu da Taça da Liga pesa 6,8 quilos e mede 70 centímetros, sendo constituído por prato na base, ouro no meio e, no topo, uma bola em cristal.

«Sinceramente, não sei o valor material da peça, não faço mesmo ideia», disse ainda o autor, em declarações à Lusa.

A final da Taça da Liga vai ser disputada no próximo sábado, entre o Gil Vicente e o Benfica, no Estádio Municipal Cidade de Coimbra.

Professor no Departamento de Design da Escola Superior de Tecnologia (ESG), em Barcelos, Nuno Duarte Martins explica que o novo troféu «simboliza a festa, a celebração e o percurso curto, mas difícil, que o vencedor tem que percorrer».

O principal objetivo foi «criar um troféu arrojado, que marcasse a diferença», mantendo, contudo, um certo grau de coerência com os da Liga Zon Sagres e da Liga Orangina, igualmente criados por Nuno Duarte Martins e apresentados na época passada.

O Benfica venceu a última edição da prova, ao derrotar na final da época passada o Paços de Ferreira.