O FC Porto venceu, esta quarta-feira, o Vitória de Setúbal por 1-0, com golo de Moutinho (44’ g.p.), em desafio da terceira e última jornada da fase de grupos da Taça da Liga, que se disputou no Estádio do Dragão. Os comandados por Vítor Pereira enfrentarão o Rio Ave na próxima fase da prova. Antes, este domingo, há clássico entre Benfica e FC Porto para o campeonato nacional.
Para esta terceira jornada, Vítor Pereira deixou de fora dos convocados o capitão e guarda-redes Helton e o avançado colombiano Jackson Martínez. Os seus lugares foram ocupados por Fabiano e Sebá respetivamente.
Os médios Kelvin e Defour fizeram de extremos, deixando o meio-campo para Fernando, Castro e Moutinho. Na defesa, a novidade foi o regresso de Maicon, afastado há algum tempo por lesão.
Na formação sadina, orientada por José Mota, o destaque foi para Kieszek, que teve a missão de evitar os golos da sua antiga equipa. Meyong ficou no banco de suplentes.
Ainda sem Izmaylov, o FC Porto entrou em campo sabendo que um empate poderia ser suficiente – estando obrigado a fazer contas quanto à diferença de golos perante este cenário- para alcançar a próxima fase da Taça da Liga. 
Num estádio pouco preenchido nas bancadas (cerca de 13 mil espectadores), os jogadores do FC Porto tentaram rapidamente aproximar-se da baliza do guarda-redes polaco, encostando a equipa sadina, que se viu obrigada, propositadamente ou não, a defender a maior parte do desafio.
Por volta das  40 minutos, o Vitória de Setúbal esteve muito perto de fazer a surpresa no Dragão, com Jorginho a surgir na grande área, mas Mangala interceptou no momento certo.
Os sadinos não aproveitaram mas o FC Porto não desperdiçou a oportunidade quando o árbitro João Capela assinalou, aos 43 minutos, uma grande penalidade a favor da equipa da casa. O árbitro de Lisboa viu Nélson Pedroso derrubar Sebá na grande área. Na conversão, João Moutinho não falhou e fez o primeiro golo da noite.
Ao intervalo, os Dragões venciam por 1-0, dando maior conforto para o segundo tempo. À entrada para a etapa complementar, Vítor Pereira fez duas substituições: Fernando por Lucho e Maicon por Alex Sandro.
Na segunda parte, o jovem Sebá, da equipa B, justificou a sua titularidade com várias investidas contra a baliza do Vitória de Setúbal. Kieszek, muito seguro, foi a figura do encontro ao protagonizar grandes defesas
O FC Porto termina a fase de grupos da Taça da Liga em primeiro lugar, com sete pontos (duas vitórias e um empate). O adversário dos Dragões é o Rio Ave, primeiro classificado do Grupo C, que, esta tarde, venceu o Marítimo por 1-0 e beneficiou da derrota do Paços de Ferreira em Alvalade. O jogo entre Dragões e vila-condenses está agendado para 27 de fevereiro, na cidade do Porto.
Esta é a quarta vez que o FC Porto atinge a penúltima fase desta prova. Mas antes de pensar no surpreendente Rio Ave, Vítor Pereira tem o clássico de domingo, em casa do Benfica, para provar de que matéria é feito o Dragão.