O Rio Ave foi a última equipa a apurar-se para as meias-finais da Taça da Liga de futebol, nas quais defrontará o Sporting de Braga, após a vitória de hoje, por 3-1, no terreno do Sporting da Covilhã.

Na resolução das contas do Grupo A, os vila-condenses não deixaram escapar a oportunidade  de qualificação, aproveitando o desaire do Vitória de Setúbal em Paços de Ferreira (0-2), já que as duas equipas entraram na terceira jornada empatadas com quatro pontos.

O Paços de Ferreira terminou no segundo lugar do agrupamento, com seis pontos, menos um do que o Rio Ave e mais dois em relação aos sadinos, enquanto a equipa serrana não conseguiu pontuar nesta terceira fase da competição.

O Rio Ave receberá o detentor do troféu Sporting de Braga, vencedor do Grupo C, nas meias-finais, a 12 ou 13 de fevereiro, sendo que a outra meia-final será disputada entre o FC Porto e o Benfica, no Estádio do Dragão.

No sábado, os portistas conseguiram o apuramento já em período de descontos, graças a um penálti apontado por Josué, que estabeleceu o 3-2 com que os “dragões” bateram o Marítimo, em partida do Grupo B.

Com este golo, o Sporting, que venceu em Penafiel por 3-1, ficou pelo caminho, por ter, nos critérios de desempate, menos um golo marcado que o FC Porto (ambos terminaram com sete pontos), queixou-se publicamente, pela voz do seu presidente, por o jogo no “Dragão” ter começado três minutos mais tarde que o devido.

Na sequência das palavras de Bruno Carvalho, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional descartou responsabilidades quanto ao alegado atraso e revelou a intenção de apurar se houve, ou não, intenções nesse sentido por parte dos intervenientes.

Também hoje, a contar para o Grupo D, vencido pelo Benfica – já desde a segunda jornada -, o Leixões foi derrotado em casa pelo Nacional, por 2-0.