O Benfica venceu o Rio Ave por 2-0 e conquistou a Taça da Liga. Os Encarnados venceram cinco de sete edições da prova e entraram da melhor forma no ciclo de finais que têm para disputar em maio.

Apesar de todo o favoritismo do Benfica, o Rio Ave deu uma boa réplica e obrigou as Águias a "suarem" para vencer a prova. A entrada dos homens de Nuno Espírito Santo colocou o Benfica em sentido nos primeiros 15 minutos. Aos poucos, os Encarnados foram subindo no terreno e com o primeiro golo, desferiram um "duro golpe" nas aspirações do Rio Ave.

Os melhores do Benfica: Luisão e Rodrigo, os autores dos golos, merecem destaque na formação Encarnada. O avançado espanhol marcou na primeira e única oportunidade que teve, revelando oportunismo na área adversária. O "Girafa" voltou a fazer um grande jogo na defesa, ajudando Garay a travar o ímpeto atacante dos vila-condenses e ainda teve tempo para subir no terreno e marcar de cabeça o 2-0.
Destaque ainda para o bom jogo de Ruben Amorim, mas também dos laterais, Maxi e Siqueira. Oblak voltou a mostrar segurança e manteve a equipa agarrada ao resultado, negando um golo certo a Pedro Santos no melhor período do Rio Ave.
Os piores do Benfica: Markovic voltou a fazer uma exibição cinzenta, tendo perdido imensas bolas. Nem sempre decidiu bem e mostrou excesso de individualismo. Gaitán não esteve em noite inspirada. Apesar de algumas arrancadas e alguns jogadas vistosas, não foi tão explosivo. Teve nos pés o 2-0 mas perdeu no duelo com Ventura. 
Lima também não esteve numa noite inspirada. Sempre bem marcado pelos defesas, o avançado brasileiro teve três oportunidades para marcar mas falhou. Numa delas viu Ventura negar-lhe o golo, noutra demorou muito a decidir como rematar e no terceiro acertou mal na bola após bom trabalho de Rodrigo. No cômputo geral, o Benfica esteve bem, soube reagir nos momentos certos à pressão do Rio Ave e depois de estar em vantagem soube gerir bem o jogo, numa altura em que a cabeça dos jogadores já está na final da Liga Europa.
Os melhores do Rio Ave: Pode-se dizer que houve Rio Ave enquanto existiram Pedro Santos e Ruben Ribeiro. Os dois jogadores estiveram em evidência e foram os principais responsáveis pelos bons 15 minutos da equipa de Nuno Espírito Santo no início do jogo. Pedro Santos só não marcou porque Oblak não deixou. Com o "apagão" dos dois jogadores, o ataque do Rio Ave perdeu "gás" pelas laterais, onde estava a criar perigo.
Destaque ainda para Tarantini e Felipe Augusto no meio-campo, dois jogadores com bom toque de bola mas também muito trabalhadores e com boa visão de jogo. O guarda-redes Ventura estava a ser o melhor em campo até ao 2-0 do Benfica. Saiu mal ao livre marcado por Enzo Perez, deixou-se antecipar por Luisão que fez o 2-0. A partir daí revelou muito nervosismo em dois lances na área vila-condense. Antes, tinha negado o golo ao Benfica em duas ocasiões com grandes defesas.

Os piores do Rio Ave: Hassan passou ao lado do jogo. O egípcio lutou muito com a defensiva encarnada, principalmente com Garay, o homem que lhe dava marcação, mas nunca conseguiu libertar-se. A seu favor está o facto de nunca ter sido bem servido. Mas a exibição coletiva do Rio Ave foi muito boa, tendo falhado apenas na finalização. Os golos do Benfica nascem de dois erros defensivos, um coletivo e outro individual, que acabaram por penalizar a equipa.

As mexidas operadas por Nuno Espírito Santo pouco ou nada acrescentaram ao jogo da equipa. O melhor que Sandro conseguiu foram muitas faltas atacantes, tendo acumulado perdas de bola. Braga não tem a energia de outros tempos e não trouxe a frescura necessária para os momentos finais.

Com esta vitória, o Benfica ganha ainda mais moral para o jogo de quarta-feira com o Sevilha, na final da Liga Europa.  Jesus já disse que irá poupar os jogadores frente ao FC Porto, na última jornada da I Liga, pelo que os Encarnados deverão apresentar-se na máxima força em Turim. 

 Nuno Espírito Santo tem mais uma semana para corrigir os erros da equipa neste jogo de quarta-feira, tentanto ter o Rio  Ave dos 15 minutos mas por mais tempo no Jamor. A forma como as equipas entrarão em campo na final da Taça de Portugal dependerá muito do resultado do Benfica na final da Liga Europa. Uma vitória dos Encarnados em Turim deixará  a equipa com a moral muito em alta. Cabe a Nuno "inventar" uma fórmula diferente se quiser travar o Benfica e levar a Taça para casa.

* Artigo atualizado