O Benfica recebeu e goleou esta noite o Arouca, por 4-0, em jogo da segunda jornada do grupo A da Taça da Liga e assumiu a liderança da sua ‘poule’, depois do empate (1-1) entre Moreirense e Nacional nesta quarta-feira.

Jorge Jesus confirmou o aviso da véspera e efetuou várias alterações em relação ao ‘onze habitual’, com as apostas nos ‘novatos’ Rui Fonte – em estreia absoluta pela equipa principal - e Gonçalo Guedes, e ainda os regressos de Artur, Sílvio, Sulejmani, Cristante, Pizzi e Derley à titularidade.

Porém, diante de um Arouca que chegava à Luz já em missão quase impossível para seguir em frente na prova, as muitas mudanças nem se notaram na performance da equipa encarnada, que assinou uma atuação sólida, agradável e profissional. Mais uma vez, o clube da Luz mostrou que não relativiza uma competição tantas vezes remetida ao obscurantismo.

Com uma entrada séria e aguerrida, o Benfica rapidamente empurrou o Arouca para a sua área. A estratégia da equipa de Pedro Emanuel passava por resistir e tentar surpreender em contra-ataque. O que era uma “boa ideia no papel” nunca chegou verdadeiramente a passar à prática.

De facto, os encarnados ameaçaram primeiro por César, depois por Maxi Pereira e concretizaram na terceira ocasião, com a conversão bem sucedida de uma grande penalidade, por Pizzi, à passagem dos 31 minutos. O lance a punir o derrube de Dabó sobre Rui Fonte não mereceu contemplação do árbitro Bruno Esteves, que expulsou o defesa do Arouca. E assim, o que já era complicado com 11 elementos mais impossível se tornou com apenas 10 jogadores.

Aos 42’, foi a vez do jovem médio italiano Cristante se estrear a marcar com a camisola encarnada, com um bom remate de fora da área a ser ainda desviado por um defesa, traindo desta forma o guardião Rui Sacramento. Estava feito o 2-0 e já não restavam dúvidas sobre o vencedor da partida.

No segundo tempo, mais do mesmo e de forma ainda mais taxativa. Com efeito, Jorge Jesus tirou os ‘novatos’ Rui Fonte e Gonçalo Guedes e lançou os experientes Salvio e Jonas. O campo tornou-se ainda mais inclinado para a baliza do Arouca, com oportunidades sucessivas de golo a serem desperdiçadas pelos encarnados.

A eficácia ficou toda guardada para o minuto 84, com Salvio e Jonas a marcarem ambos no mesmo minuto e a transformarem uma vitória sólida numa goleada inequívoca por 4-0, ambos em jogadas onde só tiveram de encostar para a baliza de Rui Sacramento.

Com este triunfo, o Benfica soma seis pontos em dois jogos, enquanto o Moreirense é segundo classificado com quatro, sendo que as duas equipas defrontam-se na última jornada do grupo A.