João Barbosa foi treinador das camadas jovens do Benfica há cerca de 10 anos e, nessa altura, teve a oportunidade de orientar Gonçalo Guedes quando este era apenas um projeto de jogador.

Este jogo da Taça da Liga foi também um pretexto para dois velhos conhecidos, um bem mais velho do que o outro, poderem reencontrar-se, como reconheceu João Barbosa, em resposta ao SAPO Desporto na conferência de imprensa.

“Essa é uma pergunta engraçada (risos). Treinei muitos jogadores no Benfica. Quando lá chegam vêm de uma rede muito curta, são a nata da nata. Apanhei muitos jogadores com qualidade. Por diversas razões só alguns conseguem chegar onde o Gonçalo chegou. Espero que não se deslumbre completamente e possa dar alegrias ao futebol português. Está a ter oportunidade dele e espero que a aproveita”, começou por dizer.

Mas este aviso que deixou em jeito de treinador, também o transmitiu em forma de conselho ao antigo pupilo: “Dei-lhe os conselhos normais de quem é mais velho e sabe um bocadinho mais”.

Óbvio que o técnico também usou esse conhecimento para benefício próprio.

“Dei conselhos aos laterais e sem dúvida é que foram bem aconselhados e demonstraram-no”, finalizou.

O Oriental perdeu em casa com o Benfica por 1-0, em jogo da segunda jornada do Grupo B da Taça da Liga.