Foi a segunda vez na prova que a equipa da II Divisão (líder da Série Sul) teve que recorrer à “lotaria”, desta vez num jogo em que foi muito perdulária e acabou por ser castigada com a indecisão até ao último instante.

O Atlético entrou muito mal e aos cinco minutos já perdia, num lance em que o central João Meira falhou o corte e isolou Diarra, com o avançado do Tourizense a inaugurar o marcador à saída do guarda-redes.

Foi um lance episódico e a equipa da Tapadinha redimiu-se nos instantes seguintes, com o mesmo João Meira, que estivera mal no golo do adversário, a empatar aos nove minutos, num cabeceamento já na pequena área.

O mesmo jogador, defesa central, esteve no segundo tento dos locais, aos 25 minutos: João Meira subiu ao meio-campo ofensivo e centrou no lado direito para uma entrada de cabeça do avançado Tiago Caeiro.

Tudo parecia estar favorável à equipa da casa, mas uma segunda parte com uma atitude mais defensiva, aliada a alguma apatia, levou o Tourizense a subir no terreno e a estar sempre mais perto de marcar.

Diarra ainda falhou a igualdade aos 57 minutos, numa jogada em que a bola percorreu a linha de baliza, mas, aos 75, Diogo Ribeiro não desperdiçou e fez a igualdade (2-2), colocando justiça no marcador.

O jogo ainda se podia ter resolvido no tempo regulamentar, mas o pouco acerto nas duas equipas obrigou a prolongamento. Foi uma fase em que se assistiu a mais um par de ocasiões falhadas e muitas queixas do Tourizense quanto a uma falta sobre Diogo Ribeiro na área.

Nas penalidades, Ailton (Atlético) atirou à barra e Xavier (Tourizense) ao poste esquerdo na primeira série. A decisão viria no “pénalti” apontado por Gerso, com o guarda-redes Botelho a defender com o pé.