Com o jogo sempre controlado, o Vitória de Guimarães não encontrou grandes obstáculos para deixar pelo caminho a única equipa da II Divisão que se encontrava em competição na Taça de Portugal.

As qualidades técnicas e individuais dos jogadores de Manuel Machado fizeram a diferença no dérbi minhoto, realizado, esta quinta-feira, no Estádio 1.º de Maio.

Os golos de Edgar (30’) e Cléber (45’) colocam o Vitória de Guimarães a um passo do Jamor, mas antes têm o desafio das meias-finais. O vencedor do jogo Académica – Vitória de Setúbal, que se realiza esta sexta-feira, será o adversário dos vimaranenses nas meias-finais da Taça de Portugal.

Quanto ao jogo, aos 30 minutos, Alex fez um bom cruzamento para a área para Edgar, que se elevou mais alto que os defesas e colocou a bola junto ao segundo poste, fazendo o primeiro golo dos vitorianos.

Minutos antes, o Vitória de Guimarães já tinha colocado a bola dentro da baliza defendida por Talaia mas Rui Costa anulou o golo de Edgar por fora-de-jogo.

Em cima do minuto 45, Cléber, dentro da grande área, rematou para o segundo golo, dando o melhor seguimento a um pontapé de canto executado por Jorge Ribeiro, seguido de um desvio de cabeça de Toscano.

A equipa de Guimarães ia fazendo o que lhe competia mas a verdade é que a equipa orientada por Ricardo Martins mostrou-se, durante a primeira parte, muito responsável e correcta nos posicionamentos.

No segundo tempo, a única oportunidade de golo esteve do lado dos “conquistadores” quando Jorge Ribeiro enviou a bola à trave de Talaia.

Nota muito positiva para o guardião da formação de São Pedro de Merelim, impedindo que a sua equipa saísse do 1.º de Maio com uma derrota mais pesada.

Com o apito final, os adeptos provenientes da “cidade-berço” fizeram a festa comemorando a sua 12ª presença nas meias-finais da Taça de Portugal. Das doze vezes, os vitorianos alcançaram por quatro vezes a final mas nunca ergueram a Taça de Portugal.

O Vitória de Guimarães sabe que irá jogar a primeira mão das meias-finais já na terça-feira, faltando-lhe saber quem é o adversário, podendo ser a Académica de Coimbra ou o Vitória de Setúbal.