O Benfica mantém o estatuto de clube português de futebol com mais troféus conquistados, num despique em que o FC Porto, em progressão galopante nos anos de ouro de Pinto da Costa, está cada vez mais perto.

Os “encarnados” conquistaram 67 títulos oficiais, contra 66 dos “dragões”, sendo os dois clubes mais titulados do futebol português, num ombro a ombro que promete animar a rivalidade entre os dois emblemas e que ganha novo fôlego na quarta-feira.

No Dragão, FC Porto e Benfica começam a discutir quem marcará presença no Jamor, disputando a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal.

Na última temporada os "encarnados" conseguiram brilhar como há muito não o faziam: conquistaram de forma superior o campeonato e venceram a Taça da Liga (pela segunda vez), mas o FC Porto anulou a vantagem praticamente de imediato.

Estava a época 2009/10 perto do seu final e os "dragões" venceram na final do Jamor o Desportivo de Chaves (2-1), somando a sua 15.ª Taça de Portugal, naquele que foi o único troféu arrecadado no último ano sob o comando de Jesualdo Ferreira.

Poucos meses depois, no arranque da nova temporada, Benfica e FC Porto discutiram mais uma conquista, desta vez em confronto directo, com os "dragões" a vencerem em Aveiro as "águias" por 2-0 e a somarem a sua 17.ª Supertaça.

A diferença mínima, de um troféu, estava reposta e a actual época promete ser mais um capítulo de acesa luta entre os dois clubes mais titulados do futebol português.

O Benfica continua a ter na base da sua supremacia os triunfos internos, sobretudo em conquistas no campeonato - muitíssimo menos frequentes nas duas últimas décadas (quatro títulos) - e na Taça de Portugal (24, mas apenas três nos últimos 20 anos).

Já o FC Porto, em contraponto, assumiu-se como a melhor equipa durante esses anos e tem vindo a conquistar troféus ano após ano (13 títulos de campeão e nove Taças de Portugal desde 1991), além de uma importante afirmação internacional, superando as "águias" fora de portas.

Os "dragões" não só igualaram o rival nos títulos de campeão europeu (dois), como venceram uma Taça UEFA (2002/03) e conquistaram mais uma Taça Intercontinental.

O Benfica passou, assim, a estar numa posição de desvantagem nas conquistas internacionais, apesar de o clube ter no seu palmarés uma Taça Latina - prova que antecedeu a Taça dos Campeões Europeus - e oito finais perdidas.

Os "encarnados" perderam cinco de sete finais da Taça dos Campeões e uma final da Taça UEFA, a duas mãos com o Anderlecht, e o FC Porto perdeu uma Taça das Taças, na década de 80 frente à Juventus, e duas Supertaças europeias, frente ao Milan e ao Valência.

As diferenças entre as conquistas dos dois clubes são assim cada vez mais ténues, com os "encarnados" a viverem muito de um passado de glória e os "azuis" a mostrarem maior regularidade e eficácia nos tempos modernos.