O Vitória de Guimarães colocou-se hoje em vantagem para marcar presença na final da Taça de Portugal em futebol, que falha desde a época 1987/88, ao vencer por 1-0 na recepção à Académica, na primeira mão das “meias”.

Os “estudantes”, que defenderam ciosamente o “nulo” e apenas não conseguiram travar a caminhada triunfal de Faouzi, está afastado da final da competição ainda há mais tempo do que os vimaranenses, pois não chegar ao Jamor desde a temporada 1968/69.

As duas equipas terminaram reduzidas a 10 jogadores, devido às expulsões do visitante Bischoff, aos 44 minutos, por cartão vermelho directo, e do anfitrião João Alves, aos 56, por acumulação de amarelos.

O Vitória de Guimarães desforrou-se da derrota sofrida esta temporada no estádio da Académica, por 3-1, em jogo da sexta jornada da Liga.

Minhotos ou conimbricenses defrontam na final da competição, marcada para 22 de Maio, vencedor do confronto entre o FC Porto, detentor do troféu, e o Benfica, que na quarta-feira conquistou uma vantagem importante no Estádio do Dragão.

O clube lisboeta impôs-se por 2-0, com golos marcados aos seis minutos por Fábio Coentrão, que foi expulso aos 59 por acumulação de cartões amarelos, e pelo espanhol Javi Garcia, aos 26.