A Académica terminou a época aliviada por escapar à despromoção, podendo gozar a sua quinta final da Taça de Portugal de futebol, 43 anos depois da última, e o feito de ter “abatido” o tricampeão FC Porto.

Na quarta eliminatória da “Festa do Futebol”, a 19 de novembro, o conjunto orientado pelo estreante Pedro Emanuel aproveitou um dos vários momentos de debilidade do futuro campeão, num contestado tirocínio do técnico Vitor Pereira, para vencer claramente no seu Estádio Cidade de Coimbra por 3-0, com tentos de Marinho, Adrien e Diogo Valente, todos na segunda parte.

Antes de "despachar" o vencedor das últimas três edições, a Académica já havia deixado para trás o “secundaríssimo” Oriental, eliminado com um golo solitário apontado pela cabeça do defesa central austríaco Berger (30 minutos), uma das muitas peças influentes que entretanto saíram do clube, como o extremo francês Sissoko ou o avançado luso-guineense Éder.

Além das “baixas” provocadas pelo mercado, várias lesões e castigos foram prejudicando o rendimento dos “estudantes”, que estiveram 16 jogos consecutivos da Liga sem ganhar e ficaram mesmo abaixo da “linha de água”, a duas jornadas do fim.

Também na Taça a equipa passou por problemas, nomeadamente nos “oitavos”, ainda em dezembro, sendo obrigada a jogar um prolongamento, para golear por 5-2 na visita ao secundário Leixões. O avançado brasileiro Fábio Luís, que saiu do banco, selou o 2-2, aos 83 minutos, e “bisou”, aos 99 (4-2).

Na fase seguinte, a equipa conimbricense recebeu outro conjunto da Liga de Honra, o Desportivo das Aves, e garantiu o apuramento com um triunfo por 3-2, com golos do guineense Eder, Berger e do senegalês Abdoulaye.

Depois, a Oliveirense, igualmente do segundo escalão, produziu uma grande exibição em Coimbra, mas acabou derrotada por 1-0, com um tento do senegalês Habib, já nos descontos da primeira “mão” das meias-finais.

No segundo encontro, um empate a dois golos garantiu à Académica a viagem até ao Estádio Nacional, no Vale do Jamor, graças a um “bis” do “herói” Marinho.