A Câmara Municipal de Coimbra aprovou esta segunda-feira, por unanimidade, a atribuição da “Medalha da Cidade, no grau ouro, a mais alta distinção honorífica do município” à Académica, na sequência da conquista da Taça de Portugal de futebol.

A proposta da distinção foi apresentada, durante a sessão de hoje do executivo camarário, pelo presidente da autarquia, João Paulo Barbosa de Melo, por a Académica ter conquistado, no domingo, «com grande mérito, a Taça de Portugal», repetindo «o feito histórico de 1939 e concretizando o sonho» dos seus adeptos.

«Sendo, inegavelmente, um símbolo da identidade de Coimbra, a Académica conseguiu, com esta vitória, animar toda a cidade e afirmar a imagem da cidade no plano nacional», salienta a proposta do autarca social-democrata.

O texto de sustentação da atribuição da distinção será, de acordo com a mesma proposta, redigido pelo vereador e antigo jogador da Académica José Belo (PSD), devendo incluir «contributos de todos os partidos representados no executivo municipal» (coligação PSD/CDS/PPM, PS e CDU).

A Câmara de Vila Nova de Poiares, no distrito de Coimbra, aprovou «um voto dos mais sinceros parabéns à equipa de futebol» da Académica pela «magnífica vitória» na Taça de Portugal.

O voto de felicitações da autarquia de Vila Nova de Poiares, aprovado também na sua reunião de hoje, é explicado, numa nota subscrita pelo presidente da Câmara, Jaime Soares (PSD), com o facto de a AAC ser «uma instituição de dimensão universalista» e de a conquista do troféu ser «um estímulo não só para a cidade de Coimbra, como também para o distrito e para o país».