O Freamunde qualificou-se hoje para a terceira eliminatória da Taça de Portugal em futebol, ao derrotar o Salgueiros 08 por 1-0, com um golo de Pedró, aos 83 minutos de um jogo com poucos motivos de interesse.

A festa da Taça tem a particularidade de juntar "pequenos" e "grandes", ou, em casos particulares, fazer regressar a palcos maiores alguns clubes com história e currículo a condizer.

Foi o que ocorreu hoje em Freamunde, com a visita do Salgueiros 08, herdeiro administrativo do "histórico" Sport Comércio e Salgueiros, equipa que hoje milita na III Divisão, depois de uma travessia pelos distritais.

Recorrendo a antigos jogadores do clube, como Albertino (completa 41 anos em novembro), e outros em final de carreira, como Vítor Fróis (36), Pinheiro (35) ou Quim Ferraz (38), o Salgueiros 08 apresentou-se contido em Freamunde, procurando tirar partido da maior experiência face a um conjunto com muitas alterações no "onze".

Peter Rusina surgiu na baliza do Freamunde e quase comprometia, aos 06 minutos, valendo a posição irregular de um avançado contrário a impedir a confirmação do golo do Salgueiros 08, no primeiro e único momento de perigo criado pela equipa ao longo do encontro.

Pedró levava a equipa freamundense para a frente, mas as suas ações não tinham continuidade nos colegas do ataque, em especial Cristophe, com duas perdidas, aos 08 e 31 minutos, a mais flagrante quando, isolado, acertou nas malhas laterais.

Os locais pecavam também por não explorarem a "veterania" dos centrais Albertino e Vítor Fróis, usando e abusando do jogo exterior, com o inevitável Pedró a ser responsável pelo remate mais perigoso, que obrigou Miguel Matos a mostrar serviço.

O guarda-redes do Salgueiros 08 voltou a estar em foco aos 51 minutos, ao desviar para canto um remate de Laranjeiro, mas seria já com Bock em campo que o Freamunde chegaria ao golo, aos 83 minutos, por Pedró, com um remate cruzado ao ângulo, a concluir uma das melhores jogadas de envolvimento do ataque freamundense.

O avançado freamundense Diogo, utilizado na segunda parte, viu o cartão vermelho direto aos 87 minutos, deixando a equipa reduzida a 10 elementos, uma desvantagem que o Salgueiros não conseguiu aproveitar, apesar dos incentivos dos numerosos adeptos que acompanharam a equipa.