O presidente do Vianense, Jorge Gama, mostrou-se confiante de que a sua equipa poderá surpreender o Benfica, na partida de sexta-feira, da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, que se disputará no Estádio Cidade de Barcelos.

O dirigente reconheceu o favoritismo dos 'encarnados' neste desafio, mas vincou as qualidades dos jogadores do Vianense, que milita na série A do Campeonato Nacional de Seniores, para mostrar "esperança num bom resultado".

"Confio muito na nossa equipa, que apesar de no campeonato ainda não ter vencido, tem mostrado muita qualidade. Temos uma defesa muito forte, embora reconheço que no último terço temos de trabalhar um pouco mais", começou por dizer Jorge Gama à agência Lusa.

"O Vianense vai encaixar-se muito bem na equipa do Benfica, e estou certo que vai proporcionar um excelente espetáculo e, quem sabe, uma surpresa", acrescentou.

Ainda assim, em caso de sucesso da equipa, Jorge Gama garantiu que o clube não terá possibilidade de pagar um prémio extra aos atletas, lembrando as dificuldades económicas que a instituição atravessa.

"Acho que a motivação de jogarem contra o Benfica e mostrarem-se num jogo mediático será prémio suficiente. Os atletas sabem que vivemos tempos de muito aperto financeiro, não nos podemos dar ao luxo de premiar os jogadores. Receber a tempo e horas será o maior prémio que lhes podemos dar", desabafou.

Jorge Gama considerou que, se a partida fosse disputada em Viana do Castelo, a sua equipa teria "um pouco mais de hipóteses", mas o Estádio Dr, José de Matos foi ‘chumbado’ por razões de segurança e inexistência de condições para transmissão de televisiva, o que levou à mudança de palco para Barcelos.

"Tínhamos a ilusão de que o jogo pudesse ser no nosso estádio, e de o vermos cheio para revivendo a última receção ao Benfica, que aconteceu há 42 anos. Tal não foi possível porque, a toda linha, desde segurança, infraestruturas, e tempo útil para aumentar a capacidade, o estádio foi chumbado", disse o dirigente.

E uma vez que o concelho de Viana do Castelo não tem qualquer estádio que reúna as condições para acolher uma partida desta dimensão, a escolha por Barcelos deveu-se à questão da proximidade, um fator que Jorge Gama pensar ser essencial para que os vianenses possam acompanhar o clube.

"Se os adeptos e os sócios, e toda cidade de Viana, tiverem honra e orgulho em ver a sua equipa jogar contra o Benfica, não será pelo estádio que irá deixar de afluir a Barcelos", partilhou o presidente, lembrando que haverá transporte gratuito, em autocarros, para os adeptos do Vianense.

Outra deslocação garantida será a de Jorge Gama ao Santuário de Fátima, agradecer o que sorte ditou ao seu clube nesta eliminatória, numa viagem que será feita a pé, em caso de uma inédita vitória do Vianense.

"Vou a Fátima agradecer a Nossa Senhora o facto de nos ter calhado o Benfica nesta eliminatória, e vou pagar uma promessa a pé se vencermos o jogo. Estou preparado para isso", garantiu, sorridente.