O Belenenses qualificou-se hoje para a quarta eliminatória da Taça de Portugal em futebol, ao vencer o Olhanense, por 1-0, no Algarve, com um golo solitário de Ricardo Dias, aos 34 minutos.

Ricardo Dias garantiu o triunfo ao Belenenses e confirmou a passagem da equipa da I Liga, face ao rival algarvio do segundo escalão do futebol português.

Numa partida que colocou frente-a-frente o 14.º classificado da II Liga e o 13.º da primeira divisão, foi a equipa do Olhanense a primeira a criar perigo, num livre direto cobrado por Leandro Borges que o guarda-redes da formação da primeira divisão, Ricardo Ribeiro, defendeu para canto, logo aos 02 minutos.

Apesar de ter tido mais posse de bola durante praticamente todo o primeiro tempo, o Olhanense não conseguiu criar lances de verdadeiro perigo à baliza do Belenenses, exceção feita a uma jogada, aos 24 minutos, na qual Gonzalez recebeu um passo dentro da área e, sozinho, falhou o remate, perdendo a hipótese de colocar a sua equipa em vantagem.

A diferença de escalão pouco se fez notar nos primeiros 30 minutos, período em que o Olhanense esteve melhor a meio-campo e o Belenenses sentiu dificuldades para chegar à área contrária, só se aproximando da baliza algarvia em pontapés de cantos, mas sem causar verdadeiro perigo para o guarda-redes Tiago Maia.

Aos 34 minutos, e no primeiro e único remate enquadrado que o Belenenses fez na primeira parte, Ricardo Dias inaugurou o marcador, na sequência de um pontapé de canto na esquerda e numa recarga de cabeça a um primeiro remate seu, que tinha sido defendido por Tiago Maia.

A equipa da casa ainda teve uma oportunidade flagrante para chegar ao intervalo com o empate, mas Said permitiu a defesa de Ricardo Ribeiro numa grande penalidade que o árbitro Bruno Esteves tinha assinalado, aos 45 minutos, a punir uma falta de Gonçalo Silva sobre Galassi dentro da área.

O Belenenses chegou assim ao descanso a vencer e entrou para os segundos 45 minutos a impor-se mais a meio-campo, procurando contrariar o posicionamento defensivo da formação algarvia, que colocava cinco homens na defesa quando perdia a posse de bola e procurava surpreender através da velocidade em lances de contra-ataque, mas sem grande sucesso, porque o rival também começou a ter mais preocupações defensivas para segurar a vantagem.

Mas foi preciso esperar até aos 76 minutos para ver a bola chegar à baliza, quando Said transformou um livre direto a favor do Olhanense a cerca de 25 metros da linha de golo, mas a bola foi defendida por Ricardo Ribeiro.

Dois minutos depois, foi Kuca quem quase marcou o segundo para a equipa lisboeta, num livre direto 'estudado', em que a bola foi colocada à entrada da área e o avançado do Belenenses rematou rasteiro, com o guarda-redes do Olhanense a evitar o golo com uma defesa com o pé.

Leandro Borges também tentou de longe repor a igualdade no marcador, mas o remate de fora da área, aos 87 minutos, foi travado por uma defesa de Ricardo Ribeiro, a dois tempos, o mesmo acontecendo com o remate de Materazzi, aos 91, quando o Olhanense já tentava o tudo por tudo.

Na resposta, Luís Leal foi à linha e cruzou atrasado para Ruben Pinto, que rematou à trave da baliza algarvia, no último lance de perigo da partida, aos 92 minutos.

Jogo no estádio José Arcanjo, em Olhão.

Olhanense -- Belenenses, 0-1.

Ao intervalo: 0-1.

Marcador:

0-1, Ricardo Dias, 34 minutos.

Equipas:

- Olhanense: Tiago Maia, Rodolfo Lourenço, Materazzi, Coubronne, Tiago Duque, Lucas Morelatto, João Oliveira (Murilo, 63), Galassi, Gonzalez (João Falque, 79), Said (Coelho, 79) e Leandro Borges.

(Suplentes: Moreira, Ousmane Baldé, Fábio Marinheiro, Coelho, Murilo, Douglas Cordeiro e João Falque).

Treinador: Cristiano Bacci.

- Belenenses: Ricardo Ribeiro, Geraldes, Gonçalo Silva, Gonçalo Brandão, Filipe Ferreira, Ricardo Dias, Ruben Pinto, Tiago Silva (Traquina, 88), Kuca, Tiago Caeiro (Luís Leal, 70) e Fábio Nunes (Sturgeon, 59).

(Suplentes: Filipe Mendes, André Sousa, Betinho, João Afonso, Sturgeon, Traquina e Luís Leal).

Treinador: Ricardo Sá Pinto.

Árbitro: Bruno Esteves (Setúbal).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Ricardo Dias (22 minutos), Gonçalo Silva (45), Ruben Pinto (75), Coubronne (76), Gonzalez (78), João Falque (80), Lucas Morelatto (88) e Filipe Ferreira (90).

Assistência: Cerca de 300 espetadores.