O Gil Vicente, da II Liga, garantiu hoje um lugar na quarta ronda da Taça de Portugal em futebol, ao bater em casa o 'gigante' Tondela, da I Liga, por 2-1, depois de ter estado a perder.

O Tondela adiantou-se no marcador aos 16 minutos, por Luís Alberto, mas, na segunda parte, o conjunto de Barcelos protagonizou uma excelente recuperação, com Peks, aos 65, e Platiny, aos 80, a selarem a reviravolta.

Para esta partida da terceira eliminatória da Taça de Portugal, o Gil Vicente abdicou de muitos habituais titulares, como Cadú, Paulinho, Simy, Pedro Lemos e Vítor Gonçalves, que não foram convocados.

Avto e Djamal ficaram no banco, tendo Nandinho dado a oportunidade a Vagner e Platiny, ex-juniores, bem como a Peks, Nani e Goba, que raramente têm sido opção. A estratégia resultou: Peks e Platiny foram os protagonistas da vitória sobre o adversário da I Liga.

Nos primeiros minutos, o Gil Vicente esteve melhor e Goba criou a primeira ocasião de golo, aos três minutos. No entanto, seria o Tondela, mais experiente e sem grandes alterações no 'onze' habitual de Rui Bento, a chegar à vantagem.

Aos 16 minutos, Romário Baldé fez um 'sprint' pelo flanco direito do ataque, deixando Kiki para trás e cruzando certeiro para a emenda de Luís Alberto.

Após o golo, os barcelenses deram uma forte réplica e criaram diversas ocasiões para chegar ao empate, mas faltou eficácia.

Vagner, por duas vezes, testou a atenção de Matt Jones, que num dos lances quase permitia um autogolo, ao ver-lhe escorregar a bola das mãos.

Também Goba, esteve bem perto de anular a desvantagem, mas, em duas situações, o guarda-redes do Tondela esteve à altura dos acontecimentos.

No segundo tempo, o Gil Vicente voltou a demonstrar o ímpeto atacante que havia mostrado na etapa inicial.

Após os avisos de Alphonse, os gilistas chegaram ao empate com um golo de Peks. O central respondeu de cabeça a um cruzamento de Vagner, aos 65 minutos.

Por seu turno, o Tondela mostrava muitas dificuldades em sair para o ataque e poucas vezes incomodou Serginho.

Aos 80 minutos, a formação orientada por Nandinho deu a volta ao resultado. Renan cobrou livre contra a barreira e a bola sobrou para Platiny encostar para o segundo dos locais.