O FC Porto defronta no próximo fim-de-semana o SC Braga na final da Taça de Portugal, e caso a vitória seja azul e branca os festejos vão regressar à Avenida dos Aliados e à baixa da cidade Invicta.

Segundo avança esta quarta-feira o diário Correio da Manhã, a eventual conquista da Taça de Portugal por parte do FC Porto pode ainda significar o regresso à varanda dos Paços do Concelho, uma tradição interrompida em 2001 com a chegada de Rui Rio à presidência da Câmara Municipal do Porto.

"A subida à varanda da câmara aconteceu por várias vezes até 2001 [ano em que Rui Rio chegou à presidência da edilidade], mas na conquista de campeonatos. Nas vitórias da Taça não havia essa tradição", afirmou uma fonte da autarquia do Porto ao referido jornal.

No entanto, caso o FC Porto conquiste a 17ª Taça de Portugal do seu palmarés há apenas a certeza que o início das celebrações na cidade do Porto será no Estádio do Dragão sendo expectável que depois os jogadores e equipa técnica se desloquem à Avenida dos Aliados onde Rui Moreira poderá abrir as portas da Câmara Municipal para os festejos na varanda dos Paços do Concelho.

Recorde-se que na revista Dragões deste mês, Pinto da Costa assume que gostaria de ver o FC Porto celebrar a conquista da Taça de Portugal na Câmara Municipal do Porto e deu o exemplo do Sporting da época passada que celebrou a vitória no Jamor na Câmara Municipal de Lisboa.

"Se o atual primeiro-ministro abriu as portas da Câmara Municipal de Lisboa aos vencedores do ano passado [...] é porque é importante, ganhe quem ganhar", escreveu o presidente do FC Porto na referida publicação.