O Sporting Braga conquistou a Taça de Portugal ao vencer o FC Porto por 4-2 na marcação de grandes penalidades depois de um empate a 2-2 verificado no tempo regulamentar.

Dois erros defensivos do FC Porto permitiram ao SC Braga adiantar-e no marcador por intermédio de Rui Fonte e Josué, mas André Silva antes do tempo regulamentar reacendeu a chama dos adeptos portistas com dois golos.

Na marcação das grandes penalidades, Helton não conseguiu redimir-se dos erros defensivos verificados no tempo regulamentar e acabou por ser Marafona a brilhar ao defender duas grandes penalidades, que permitiram aos minhotos conquistar a segunda Taça de Portugal do seu palmarés no mesmo dia em que se comemorava os 50 anos da primeira vitória na prova Rainha.

A eficácia da equipa de Paulo Fonseca acabou por ser letal para o FC Porto num jogo em que chegou a pairar o 'fantasma' da temporada passada com o empate dos 'dragões' a 2-2 em cima do apito final. Mas ao contrário do que sucedeu frente ao Sporting de Marco Silva, a equipa de Paulo Fonseca foi mais feliz na marcação de grandes penalidades e acentuou a crise no FC Porto que já vai em duas épocas sem conquistar qualquer título.

Curiosamente, o técnico do Sporting Braga foi o último treinador a vencer um título para o FC Porto.

Momento do jogo

O golo de André Silva aos 91 minutos quando o resultado estava 2-1 para o SC Braga obrigou o jogo a decidir-se no prolongamento, e eventualmente na marcação de grandes penalidades. O jovem avançado português brilhou com um pontapé de bicicleta vistoso para o 2-2 e reacendeu a mística do FC Porto numa altura em que a formação azul-e-branca já só jogava com coração.

Os melhores

Marafona: O experiente guarda-redes do Sporting de Braga esteve à altura da final da Taça de Portugal e correspondeu à aposta de Paulo Fonseca para o jogo com o FC Porto. Sempre muito seguro entre os postes não teve culpa na reação do adversário que culminou com um empate aos 91 minutos. Na marcação de grandes penalidades não tremeu e com duas defesas garantiu o troféu para o SC Braga.

André Silva: Estreou-se a bisar pela equipa principal do FC Porto e logo numa final da Taça de Portugal. O jovem avançado português mostrou que tem faro de golo e coragem para alcançar o impossível. O gesto técnico no segundo golo do FC Porto aos 91 minutos mostrou que no Dragão há futuro para este ponta de lança.

Os piores

Helton: O guarda-redes brasileiro não merecia terminar a temporada desta maneira depois de um discurso marcante na véspera da final da Taça de Portugal. Os dois golos do SC Braga tiveram origem em erros defensivos e Helton não saiu isento de culpas em ambos os lances. Num jogo em que se pedia experiência e voz de comando, o guardião brasileiro acusou falta de rotina competitiva e algum nervosismo.

Marcano: É sempre injusto resumir a actuação de um jogador a um lance num jogo de 90 minutos, mas a displicência e mediocridade com que Marcano abordou o lance do segundo golo do SC Braga (para não falar da passividade no lance do 1-0) não é aceitável para um defesa central que actue aos níveis da exigência do FC Porto.

Curiosidades:

- Exatamente 50 anos depois da conquista da primeira Taça de Portugal, o Braga ergueu o seu segundo troféu no Jamor. Esta foi a segunda final que os minhotos venceram ao Porto, depois da conquista da Taça da Liga em 2013

- O Porto continua a sua série de seca no que toca a títulos. Desde agosto de 2013 que não há troféu no Dragão para a sua equipa principal; é o maior jejum na era Pinto da Costa.

- Desde o fim da década 60 e início de 70 que FC Porto não estava tanto tempo sem vencer uma competição (16 consecutivas)

- FC Porto perde pela 1.ª vez na sua história uma decisão nos penáltis para a Taça de Portugal depois de cinco ocasiões.

- FC Porto não vence há 9 competições consecutivas; é o pior registo da era Pinto da Costa no FC Porto;

- À excepção de Alan, todos os jogadores do atual plantel SC Braga venceram pela 1.ª vez a Taça de Portugal;

- Baiano, Alan e Mauro conquistaram as 2 últimas Taças conquistadas pelo SC Braga (2013, Taça da Liga e 2016 Taça de Portugal)

- Paulo Fonseca conquista o 2.º troféu da sua carreira (Supertaça + Taça de Portugal) e contra a ex-equipa (FCP)

- No pior momento da era de Pinto da Costa (14 competições consecutivas sem vencer), Paulo Fonseca foi o último a vencer um título pelos dragões

- SC Braga disputará pela 1.ª vez a Supertaça Cândido Oliveira frente ao Benfica; esta será a 2.ª presença dos minhotos neste troféu

- Vitor Oliveira foi o único treinador do SC Braga a orientar os minhotos na Supertaça (vs FC Porto 1-1, 1-2)

- Esta foi a 6.ª final entre Braga e FC Porto; foi a 2.ª consecutiva para os arsenalistas depois de perder a Liga Europa p/ os dragões (2011)