Depois de mais de 14 anos ao serviço da FPF, Orlando Duarte vai deixar o cargo de seleccionador nacional da equipa de futsal. Finalista vencido do Europeu de 2010 e o terceiro lugar no Mundial de 2000 ficam como os maiores feitos do treinador português.

O presidente da FPF agradece “o trabalho desenvolvido pelo técnico.

“Orlando Duarte foi, sem dúvida, o grande impulsionador do futsal português. É um conhecedor profundo da modalidade e uma personalidade de enorme prestígio, não só em Portugal, mas também no plano internacional, o que o levou a ser convidado pela FIFA para ser instrutor do organismo, além de ser uma presença assídua em espaços de reflexão e partilha de conhecimentos”, referiu Gilberto Madaíl, em declarações ao site da federação.
 
Orlando Duarte assume que “foi um ciclo importante” e que “foi gratificante poder trabalhar com os melhores jogadores nacionais, entrar em contacto permanente com outras realidades, conhecer gente nova, competente e com um entusiasmo contagiante pelo futsal”.

O seleccionador nacional assume que “já tinha vindo a sentir, há um tempo a esta parte, a necessidade de treinar todos os dias, trabalhar num contexto competitivo mais regular e intenso, com jogos todos os fins-de-semana, e obviamente que não o poderia fazer permanecendo na Selecção”.

 
A FPF anunciará, em breve, o sucessor de Orlando Duarte.