Ricardinho foi apresentado oficialmente como reforço dos japoneses do Nagoya Oceans. O internacional português de 24 anos assinou um contrato válido por três temporadas depois de representar o SL Benfica durante sete épocas. Na apresentação oficial, realizada na sede do clube nipónico, esteve presente o técnico Adil Amarante, que assim volta a trabalhar com o jogador depois de uma passagem pelo SL Benfica.

Em declarações à imprensa local, Ricardinho afirmou que estava muito contente por reencontrar o técnico Adil Amarante e que vinha para conquistar títulos.

"Tenho um contrato de 3 anos, espero durante esse tempo ajudar o Mister Adil Amarante, um grande treinador, a conseguir grandes êxitos".

No clube japonês, Ricardinho vai vestir a camisola 7 depois de anos com o 10 na Luz. Sobre a mudança de número, o "mágico" afirmou que a camisola 10 já pertencia a um jogador com mais anos de casa e justificou a escolha do número 7.

"O 10 pertence a um jogador que já está na casa há mais tempo do que eu e eu respeito isso. Além disso o 7 foi o número com o qual me estreei na primeira divisão pelo Miramar."

Ricardinho já conheceu as instalações do seu novo clube e falhou por pouco o reencontro com Wilson e Sidnei. Os dois jogadores brasileiros foram companheiros de equipa de Ricardinho no SL Benfica, mas estão de saída do Nagoya Oceans.

Na sua primeira aventura no estrangeiro, Ricardinho não esqueceu o clube da Luz e o carinho dos seus adeptos na hora de começar uma nova etapa na sua carreira.

"Levarei todos comigo no coração, não é um adeus, é um até breve. Espero que o Benfica seja sempre campeão", concluiu.