«Um estágio excelente», foi como Jorge Braz, selecionador de futsal de Portugal, classificou estes dias em que reuniu o grupo para os dois jogos com a Eslovénia, de preparação para o Euro2014, na Bélgica.

Depois da vitória, na terça-feira, em Moimenta da Beira, por 4-1, hoje sofreu uma surpreendente derrota em Tondela, por 4-2, resultado que o técnico luso desdramatiza.

«Não estou nada preocupado pelos 4-2, mas sim com o processo. O produto vai interessar-nos quando começar o Europeu. Continuamos a ter momentos de alguma instabilidade de organização e, mais uma vez, em cada um desses momentos fomos penalizados e andámos sempre a correr atrás do prejuízo. Temos que saber lidar com os 40 minutos de jogo», disse no final da partida com a Eslovénia, em Tondela.

O técnico disse que a Eslovénia foi «sempre muito física no jogo» e acabou por ser um bom teste para os desafios que se seguem, já a doer, na Bélgica. Portugal, incluído no Grupo B do Europeu, vai encontrar na primeira fase a Holanda e a Rússia.

Sobre os adversários, referiu que «a Holanda é uma equipa muito semelhante à Eslovénia», enquanto os russos, segundo adversário em Antuérpia, «são também muito físicos, mas também com outra qualidade técnica que a Holanda não tem».

A menos de dois meses do Europeu - de 28 de janeiro a 8 de fevereiro de 2014 -, o selecionador de Portugal acredita que quando a competição chegar a equipa vai saber estar à altura.

«O objetivo é passar a primeira fase», adianta, para acrescentar de seguida que não está a pensar, para já, em ser primeiro no grupo. Não esconde, no entanto, a ambição com que encara a prova, garantindo que «o primeiro jogo com a Holanda é para ganhar e o segundo com a Rússia será também para ganhar».

Quanto ao grupo de jogadores que vai apostar para o Europeu, Jorge Braz não adianta ainda muito sobre as escolhas finais, preferindo recordar que, «felizmente que em Portugal temos muito por onde escolher».