O pivot Fernando Cardinal foi a grande surpresa na convocatória de Jorge Braz, uma vez que não está vinculado, nesta altura, a qualquer clube, e ainda não fez qualquer jogo esta temporada devido a uma lesão grave que sofreu.

Em declarações na sede da Federação Portuguesa de Futebol, após o anúncio da convocatória, Jorge Braz explicou que o processo de recuperação do jogador tem sido acompanhado de perto.

«Ele tem possibilidades reais de jogar senão, não o tínhamos convocado. O Cardinal foi acompanhado pela equipa médica durante todo o processo de recuperação clínica e tem sido ultimamente acompanhado pela equipa técnica portuguesa durante os treinos que tem realizado. Do ponto de vista clínico está apto há algumas semanas, e do ponto de vista físico também o está. Está convocado e fará parte do estágio, depois estamos cá para tomar a decisão não só em relação ao Cardinal, mas em relação aos quinze que cá estão».

Por este motivo, Jorge Braz chamou 15 atletas, ao invés dos habituais 14, o que implica que um deles saíra da convocatória após a primeira semana de estágio.

Portugal encontra-se no Grupo B juntamente com Holanda e Rússia.