A IX edição do torneio nacional de futsal "Clericus Cup" realizar-se-á este ano, de 1 a 3 de julho, na Madeira, juntando 110 sacerdotes de diferentes dioceses do país.

O vigário-geral da diocese do Funchal, o cónego José Fiel, explicou que este torneio tem como objetivos valorizar a prática desportiva, ao mesmo tempo que promove a integração nas comemorações dos 500 anos da Diocese do Funchal.

"Com este grande acontecimento desportivo, queremos não só valorizar a prática desportiva, mas também a comunhão, a unidade e a solidariedade entre as igrejas", explicou, garantindo que será também uma forma de dar a conhecer a região.

O sacerdote explicou ainda: "Este torneio de futsal, realizado por sacerdotes, quer fazer ver a todos que o desporto é uma grande escola de valores, uma excelente forma de evangelização quando praticado como formação integral da pessoa humana".

Recordou palavras do Papa Francisco, no Brasil, quando fez uma analogia com o mundial de futebol, durante as jornadas da juventude, em que pediu aos jovens para não se colocarem na cauda da História e que fossem eles mesmo protagonistas.

"Jovens, por favor, não se ponham na cauda da História, sejam protagonistas, joguem ao ataque, chutem para diante, construam um mundo melhor, um mundo de irmãos, de justiça, de amor, de paz, de fraternidade e de solidariedade, jogai sempre ao ataque", referiu.

O padre Silvano Gonçalves, da Calheta e membro da organização, salientou que a Diocese do Funchal já participa neste torneio há quatro anos.

"Nos últimos anos temos vindo a fazer este desafio aos padres portugueses para que este ano se realizasse o torneio aqui na Madeira", afirmou.

A 30 de junho, os padres chegarão à Madeira e o primeiro encontro acontecerá na eucaristia, às 17h00, na Igreja do Colégio, presidida pelo bispo do Funchal, D. António Carrilho.

A "Clericus Cup" irá decorrer em três pavilhões, com o apoio do Club Sport Marítimo, Clube Desportivo dos Prazeres e os Salesianos.

No torneio participam oito equipas, num total de 110 padres em competição. Quem tiver a melhor classificação passará às meias-finais, que serão disputadas na Escola dos Salesianos.

A final, a luta pelos terceiro e quarto lugares e a entrega de prémios decorrerão no pavilhão do Marítimo, no dia 3 de Julho.

As dioceses participantes são Viana do Castelo, Braga, os padres vicentinos, Viseu, Vila Real, Porto, Lamego e Funchal. A diocese de Braga ganhou o torneio no ano passado.

Hoje, a organização fez o sorteio dos dois grupos do torneio. O primeiro grupo tem como cabeça de série a diocese de Braga, com Viana do Castelo, Viseu e Porto. O segundo grupo tem como cabeça de série a diocese do Funchal, com Vila Real, Vicentinos e Lamego.