O Benfica venceu, esta segunda-feira, o primeiro dérbi da época no desempate por penáltis depois de um empate a dois golos no tempo regulamentar, relativo à final da Taça de Honra da AF Lisboa, disputado no Pavilhão Multiusos de Odivelas.

Bruno Coelho colocou os benfiquistas em vantagem (12'), mas Caio Japa (16') e Alex (23') deram a volta ao marcador. Patías (34') marcou o golo do empate através da transformação de um penálti.

O jogo terminou empatado e foi preciso recorrer aos pontapés da marca de grande penalidade para decidir o vencedor do Torneio. Aí, o Benfica foi mais forte com Jefferson, Patías e Henmi a marcarem, Ao passo que Djô falhou para os leões.

À semelhança de grande parte dos dérbis, o jogo ficou marcado pelo equilíbrio com muitas oportunidades de parte a parte, sobressaindo a exibição dos dois guarda-redes (André Sousa e Juanjo) que evitaram um jogo com mais golos.

As duas equipas apresentam vários reforços para esta época, pelo que no jogo foi notório a procura das melhores dinâmicas ainda entre os jogadores mais experientes e os recém-chegados. Note-se que a maioria dos golos acabou por surgir de erros defensivos, isto é, perdas de bolas em zonas proibitivas, algo que com o decorrer da época não acontecerá com a mesma frequência.

A segunda parte acabou por ser marcada por um ritmo mais elevado e com algumas picardias próprias de um dérbi. Nota para expulsão do treinador do Sporting, Nuno Dias, no decorrer do encontro por protestar uma falta já perto do final.

Os leões não compareceram à cerimónia de entrega do Troféu ao Benfica como forma de protesto.

O primeiro jogo oficial da temporada decorre no próximo dia 6 de setembro entre Sporting e Fundão, a valer a Supertaça 2014. Não foi por isso de estranhar, a presença do treinador do Fundãoo, Pedro Henriques, nas bancadas, que tirou várias notas ao longo do encontro sobre o seu adversário.