Portugal qualificou-se para as meias-finais do Torneio Mundial de futsal feminino, ao derrotar a Rússia, por 2-1, na sexta-feira, última jornada da fase de grupos da competição, a decorrer na Costa Rica.

Com este triunfo na Arena de Hatillo, em San José, a seleção portuguesa assegurou o segundo lugar do Grupo A, com seis pontos, menos três do que o Brasil, que goleou o Japão, por 6-0, e venceu o grupo com três vitórias em outros tantos jogos.

A equipa comandada de Luís Conceição chegou ao intervalo a perder por 1-0, mas deu a volta na segunda parte, com golos de Melissa Antunes e Carla Vanessa, assegurando a quinta presença portuguesa nas meias-finais em outras tantas edições.

Nas meias-finais, agendadas para domingo, Portugal vai defrontar a Espanha, que goleou a Guatemala, por 8-0, e ganhou o Grupo B.

O 'duelo' ibérico é uma reedição das meias-finais dos três torneios anteriores. Portugal venceu em 2012, no desempate por grandes penalidades (3-1), em Oliveira de Azeméis, enquanto a Espanha impôs-se nos embates de 2011 e 2013, com triunfos por 4-3 e 5-3, respetivamente.