O antigo selecionador de futsal de Portugal Orlando Duarte chega hoje a Cabo Verde, onde vai ministrar uma formação de três dias a treinadores da modalidade no país.

Orlando Duarte, conceituado treinador de futsal e que tem uma escola da modalidade em Portugal, é atual selecionador da Estónia e ex-treinador do Sporting.

A formação, organizada pela Federação Cabo-Verdiana de Futebol (FCF), terá dois módulos, constituídos por aulas teóricas e práticas.

Depois da formação, os selecionados, que vão receber um diploma de treinador de nível III da UEFA, vão desempenhar as funções de coordenador técnico na modalidade de futsal nas respetivas regiões desportivas, indica a FCF.

A formação enquadra-se numa série de atividades que a federação cabo-verdiana está a realizar para implementar a modalidade no país, que, apesar de ser praticada em todos os concelhos, ainda não tem nenhum campeonato oficial.

Mas ainda este ano a FCF pretende dar início a realização de provas regionais, seguido do campeonato nacional programado para o próximo ano.

"Quer os campeonatos regionais da modalidade, quer o nacional serão os primeiros a serem realizados no país e fazem parte de uma série de ações constantes dos programas aprovados pela direção da FCF", indicou a federação em nota de imprensa.

No final do mês, a FCF vai realizar outra formação, desta vez destinada a árbitros e cronometristas de todas as regiões desportivas do país.