Futsal

16-09-2016 11:17

Benfica contesta título de campeão do Sporting

Encarnados entendem que a prova foi desvirtuada. Belenenses e Leões de Porto Salvo no centro da contestação.
Os jogadores do Sporting Fortino (D) e João Matos festejam após marcar o segundo golo
Foto: JOSÉ COELHO/LUSA

Os jogadores do Sporting Fortino (D) e João Matos festejam após marcar golo

Por SAPO Desporto sapodesporto@sapo.pt

O Benfica vai pedir a impugnação do título de campeão nacional do Sporting no futsal. A contestação dos encarnados baseia-se numa sanção que lhe foi imposta durante a fase regular do campeonato. O jornal ‘A Bola’ avança que a argumentação do clube da Luz passa pelo jogo do Benfica contra o Belenenses da fase regular.

Nessa partida, os encarnados venceram o jogo, mas foram penalizados com uma derrota. O motivo apontado pelo Tribunal Arbitral do Desporto foi por o Benfica ter transmitido o jogo em diferido na BTV. A transmissão do encontro não estava autorizado e, como tal, as águias foram penalizadas. No entanto, após o recurso do clube lisboeta, o Tribunal Arbitral do Desporto revogou a decisão parcialmente e voltou atrás na atribuição da derrota. A multa de 204 euros manteve-se, mas a derrota alterou-se.

A vitória ou derrota não é importante para as contas do Benfica que mantém o segundo lugar independentemente. Contudo, esta decisão altera as contas do play-off para eleger o campeão nacional. Sem a vitória frente ao Benfica, o Belenenses não conseguia o apuramento para a fase final.

A última vaga de apuramento seria do Leões de Porto Salvo que ficaram uma posição atrás dos azuis do Restelo com menos dois pontos. Como tal, os encarnados entendem que a prova final foi desvirtuada. O Sporting, que acabou por se sagrar campeão, deveria ter jogado contra o Leões de Porto Salvo e não contra o Belenenses na primeira ronda do play-off. Como tal, a prova seguiu um rumo errado e culminou com um resultado que poderia ser inteiramente diferente.

Sem certezas sobre o Sporting teria conseguido ultrapassar o Leões de Porto Salvo como fez com o Belenenses, o Benfica levanta a questão e alega que o título conquistado foi desvirtuado.

Relembre-se de que o clube leonino venceu o campeonato nacional ao bater na grande final a equipa do Benfica. A equipa de Nuno Dias venceu a série por 3-1 depois de ter vencido os dois jogos em casa. A festa do título leonino chegou no Pavilhão da Luz ao quarto jogo.

Conteúdo publicado por Sportinforma