O golfista Gonçalo Pinto fez hoje história ao tornar-se no primeiro jogador português a vencer, no mesmo ano, os dois campeonatos de Portugal, o de amadores e o de profissionais.

«É muito especial para mim ter feito história. É para isto que trabalho, para as vitórias, e saio com o objetivo concretizado. Estive sólido nos três dias, o putt esteve fantástico e isso fez toda a diferença num campo que me dá gosto», disse o primeiro golfista da classificação do Campeonato Nacional, que a PGA de Portugal organizou em conjunto com a Federação Portuguesa de Golfe (FPG), em Azeitão, Setúbal.

Gonçalo Pinto bateu-se com Hugo Santos, bicampeão europeu de profissionais de clube, mas acabou por levar a melhor.

«Hoje senti que houve alturas em que o Hugo se defendeu no jogo. Claro que ele queria vencer, mas via-se que estava sobretudo a bater-se com os outros profissionais e não atacou tanto para não comprometer», acrescentou o jovem de 19 anos.

Os dois completaram a terceira e última volta em 70 pancadas, duas abaixo do PAR, pelo que Pinto venceu a prova com os mesmos seis “shots” de vantagem com que tinha partido para os últimos 18 buracos.

Hugo Santos, que em 2003 já tinha sido campeão português amador, sucedeu ao seu irmão Ricardo na lista de campeões nacionais de profissionais.