Um total de 11 equipas de atletas Special Olympics praticantes de golfe iniciam quarta-feira, em Macau, a terceira edição do torneio internacional para atletas com necessidades especiais, uma iniciativa da Associação dos Leitores da Revista Macau Business.
Paulo Azevedo, presidente da associação e dono do grupo media que edita a revista, sublinha que o objetivo do torneio se mantém na "ligação entre os patrocinadores e as equipas, constituindo uma associação que desperte a responsabilidade social de todos os intervenientes".
"É uma ligação direta da sociedade civil com os atletas que desperte consciências de que as diferenças não são tão amplas quanto isso e que todos podemos caminhar lado a lado, promovendo a integração destes atletas com necessidades especiais", disse.
Com um investimento superior a dois milhões de patacas (cerca de 200.000 euros), Paulo Azevedo conta com diversos patrocinadores e apoios institucionais que "ajudam a concretizar o evento", que este ano integra equipas da China, Taiwan, Hong Kong, Índia, Coreia do Sul, Macau, Malásia, África do Sul, Espanha, Suíça e Zimbabué, os três últimos estreantes no torneio.
"Estamos a crescer e a despertar o interesse de equipas de vários pontos do mundo pelo convívio e pela forma como queremos integrar todos os atletas com os ‘guardiões’, que possuem a missão de orientar, apoiar e estimular estes nossos jogadores numa base de igualdade", disse.
O torneio vai decorrer até sexta-feira no campo do Ceasors, na ilha de Coloane e trás a Macau ainda a pintora israelita Talião Kornhauser, que acompanha o movimento dos Special Olympics e é vice-presidente no seu país.
Kornhauser também promove as artes murais durante os programas, trabalhando agora em Macau com equipas e patrocinadores na zona do Westin Resort, também na ilha de Coloane.