O português Ricardo Melo Gouveia terminou hoje na 12.ª posição a primeira volta do Portugal Masters em golfe, ao totalizar 66 pancadas (cinco abaixo do Par), mais três do que o escocês Marc Warren, que lidera.

Warren soma 63 pancadas, depois de ter marcado nove ‘birdies’ (uma pancada abaixo do Par) – seis dos quais nos primeiros seis buracos – e um 'bogey' (uma acima).

Atrás de Marc Warren, atual 67.º classificado na Corrida para o Dubai (o ‘ranking’ do circuito europeu), segue um grupo de cinco golfistas, com 65 ‘shots’.

Melo Gouveia, o único português a disputar o principal circuito europeu de golfe, segue empatado com outros nove golfistas, depois de ter entregado um cartão co 66 pancadas, com cinco ‘birdies’, quatro dos quais conseguidos nos últimos nove buracos.

Na quarta-feira, Ricardo Melo Gouveia assumiu a aspiração a um lugar no ‘top-10’ no torneio que decorre no Oceânico Victória (Par 71), em Vilamoura, admitindo que o resultado influenciará a sua entrada no Open de Turquia.

Após a primeira volta, o estreante João Ramos segue na posição 71, com 70 ‘shots’, enquanto Pedro Figueiredo, que admitiu “não ter estado bem”, segue no lugar 107, com duas pancadas acima do Par do campo.

Figueiredo, que soma o mesmo número de pancadas que o veterano espanhol José Maria Olazábal, recentemente regressado à competição após longa ausência por lesão, marcou hoje um ‘birdie’, um ‘bogey’ (uma acima), e um duplo 'bogey’ (duas acima) no buraco sete.

Os amadores Pedro Lancart Silva e Tomás Silva ocupam a posição 115, com 74 pancadas (três acima), enquanto João Carlota é 121.º da classificação, com 75, e Tiago Cruz 124.º, com 76.

O inglês Andy Sullivam, vencedor da prova em 2015, ocupa a 22.ª posição, com 67 pancadas, enquanto o belga Thomas Pieters, que recentemente foi o melhor estreante da Ryder Cup, está na 52.ª posição, com 69 ‘shots’.

A prova portuguesa, que distribui prémios monetários de dois milhões de euros e viu hoje confirmada pelo European Tour a edição de 2017, registou hoje uma assistência de 7.014 espetadores, a segunda melhor de sempre no dia da volta inaugural.