O arena multiuso da província do Namibe, uma das sedes da 41ª edição do mundial de hóquei em patins, marcada para Setembro deste ano, encontra-se já montado com o sistema de água potável, estando nesta altura a receber as últimas ligações de canalização para os balneários, apurou hoje a Angop.

No referido pavilhão foram construídos dois tanques de água com capacidade para 50 mil litros cada, que serão distribuídos para os diversos serviços como balneários para atletas, árbitros, treinadores, públicos (para homens, mulheres e deficientes).

Segundo o empreiteiro, André Costa, «o pavilhão tem todo o sistema de água montado, estado nesta altura a faltar apenas 40 metros de ligações da canalização de alguns edifício que até ao final desta semana fica tudo pronto».

Prometeu para o fim de Abril a conclusão de aplicação das bancadas gerais. Estão já concluídos 90 porcento dos trabalhos de betão e os de alvenarias interior e exterior, estando em curso a estucagem dos compartimentos e a instalação das redes de águas residuais, fluviais e potável, assim como a eléctrica, que caminha a bom ritmo.

O pavilhão está orçado em um bilião 373 milhões, 619 mil e 500 Kwanzas, começou a ser construída a 5 de Outubro de 2012 na zona do Porco Russo (na sede provincial), terá capacidade para três mil e 72 espectadores sentados, sendo dois mil 892 nas bancadas gerais e os restantes 180 em zonas e lugares específicos.

Tem uma área administrativa, posto médico, sala anti-doping, salas de reuniões, de conferência e de imprensa, posto de socorro, cafetaria, restaurante e unidade de venda, que já estão concluídos faltando o trabalho de revestimento, segundo André Costa.

O mesmo ocupa 1137 metros quadrados e terá ainda três balneários – vestiários para atletas, árbitros e treinadores, outros três públicos (para homens, mulheres e deficientes), zona de aquecimento e musculação e dois camarotes distintos (um VIP e outro para entidades oficiais de honra).

Estão envolvidos nesta empreitada mais de 50 trabalhadores angolanos e portugueses.