As equipas de sub-20 do Benfica e do Sporting são as convidadas internacionais no 14º Torneio Internacional de Hóquei em Patins "Troféu José Eduardo dos Santos", que se disputa entre sexta-feira e domingo.

O torneio, que contará com quatro equipas, três no escalão de sub-20 e uma no escalão de sub-23, tem como objetivo saudar o 73.º aniversário do Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, que se assinala no dia 28 deste mês.

Em conferência de imprensa, o presidente da Federação Angolana de Patinagem (FAP), Carlos Alberto Jaime "Calabeto", disse que o torneio tem ainda como um dos grandes objetivos relançar a modalidade de hóquei em patins.

"É uma modalidade que herdamos desde o tempo colonial, muito praticada em Moçambique, Angola, nas antigas colónias portuguesas. Angola já em 1975 ia albergar um Mundial de hóquei em patins, aqui na cidadela desportiva, mas em 2013 concretizámos esse sonho, realizando o 41º campeonato do mundo", referiu o presidente da FAP.

Segundo o responsável, o torneio servirá também de preparação para a seleção angolana para o próximo mundial de sub-20 de hóquei em patins, a realizar-se em setembro.

"Pretendemos dar uma rodagem competitiva à nossa seleção, para isso é que tentamos conciliar o aniversário do Presidente da República com a realização do torneio José Eduardo dos Santos na categoria de sub-20. Convidamos a equipa do Sport Lisboa e Benfica, do Sporting Clube de Portugal, o 1º de Agosto de Angola e a seleção de sub-20 de Angola", adiantou.

Abrem o torneio, disputado em regime de todos contra todos a uma volta, às 17:00 (mesma hora em Lisboa), as equipas do 1º de Agosto sub-23 e do Benfica.

Em Luanda já se encontra o Benfica, estando prevista a chegada ao fim da tarde de hoje do Sporting.

Em declarações à imprensa, o treinador do Benfica, Jorge Godinho, disse que a equipa participa com o objetivo de vencer.

"Sabemos que a seleção de sub-20 de Angola está a fazer a sua preparação para o mundial e o nosso objetivo, para os poder ajudar, é dar o nosso melhor e o nosso melhor é lutar em cada jogo que nós façamos para ganhar", referiu Jorge Godinho.