O apoio dos portugueses à seleção lusa tem sido maciço na 50.ª edição do campeonato Europeu de hóquei em patins, que hoje termina em Paredes, destacando-se um grupo de Almeirim, pela forma como tem "incendiado" o pavilhão.

Munidos de bombos e com «uma enorme paixão» pelo hóquei e por Portugal, os quatro adeptos, membros da claque dos Tigres de Almeirim, fazem coreografias e gritam incessantemente pela seleção, contagiando os restantes presentes no pavilhão de Lordelo.

Diogo Vale, antigo praticante da modalidade e um dos "loucos de Almeirim", contou à agência Lusa que o pior de tudo são os custos.

«Iniciámos o campeonato a ir e vir todos os dias desde Almeirim e só ficámos cá esta noite. A malta divide o combustível e as despesas, mas, por ser tudo suportado por nós, é um pouco puxado», explicou.

Relativamente ao protagonismo que têm assumido neste Europeu, no apoio a Portugal, disse ser equivalente ao que fazem no acompanhamento dos Tigres de Almeirim.

«Já são dois anos de experiência. Temos coreografias, cânticos e só paramos até ficarmos sem voz», sublinhou Diogo Vale.

O adepto almeirinense assegurou que os adeptos da hexacampeã Espanha, hoje em maior número no pavilhão, «não metem medo». «Se conseguimos por um pavilhão a fazer coro connosco, não serão uns 100 adeptos que nos vão meter medo», explicou Diogo Vale. E, em caso de vitória, como os quatro amigos de Almeirim esperam que aconteça, promete festa a condizer.

«Temos de ganhar à Espanha, e ponto. Depois, no final, vamos festejar até nos mandarem embora do pavilhão, e amanhã [domingo] logo chegamos a Almeirim», concluiu Diogo Vale, preparando-se para recarregar baterias com os amigos em mais uma visita ao bar do pavilhão.

Portugal e Espanha discutem hoje em Lordelo, pelas 22h30, o título de Campeão Europeu de hóquei em patins, no último jogo da derradeira jornada da 50.ª edição da prova.