A cidade de Montreux, palco da 65ª edição do torneio bianual da Páscoa em hóquei em patins de 27 a 31 deste mês, é uma comuna Suíça com cerca de 25.199 habitantes, localizada entre os alpes e o lago de Genebra, o segundo maior da Europa, com 582 quilómetros quadrados.

A localidade que acolhe o torneio em que Angola fará parte estende-se por uma área 33,40 quilómetros quadrados e uma densidade populacional de 754 habitantes por km², formando, com as comunas adjacentes, uma aglomeração urbana de cerca de 90.000 pessoas, cuja língua oficial é o francês, seguido do alemão, italiano e o inglês, está última com fraca frequência.

É mundialmente conhecida por abrigar o festival anual de jazz e pelos grandes eventos desportivos, destacando-se o torneio internacional de voleibol feminino, disputado desde 1984, bem como o torneio da Páscoa em hóquei em patins, também denominado Torneio de Montreux, organizado desde 1921.

De acordo com o censo de 2000, 38.1 porcento da população na região é católica e 28 porcento pertencem à igreja reformada Suíça. A cidade acolhe a partir de domingo, ida de Portugal, a selecção nacional quarta classificada das duas últimas edições, designadamente em 2009 e 2011.

 O evento é uma organização do clube suíço Montreux HC, tendo a primeira edição contado com uma única equipa convidada, o campeão em título da Alemanha, Stuttgart. As duas formações defrontaram-se três vezes em igual número de dias, seguindo-se a disputa nos anos subsequentes em periodicidade irregular.

A partir de 1995 a competição adoptou a actual frequência bianual, mas sempre na cidade que dá nome ao evento, ou seja Montreux, que fica a uma hora de comboio de Genebra, está última considerada dos mais importantes centros financeiros do mundo, estando, segundo estudos de 2010, à frente de Tóquio, Chicago, Frankfurt e Sydney.

Suíça tem como capital Berna. Caracterizada pela concentração do poder executivo e das funções legislativas, ainda assim Berna perde em termos de desenvolvimento se comparado a Genebra ou Zurique. Berna é igualmente menos visível por não estar tão bem conectada com o mundo exterior.

A região não tem um aeroporto internacional como as outras duas zonas metropolitanas (Genebra e Suíça) em que se  enquadra Montreux, palco do torneio da Páscoa a partir de quarta-feira, evento onde Angola vai tentar fazer melhor que o quarto lugar das duas anteriores edições, num ano em que organiza o primeiro campeonato do mundo no continente africano.