Angola está a poucas horas de dar início a 41.º Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins.

A competição, a ser realizada pela primeira vez no continente africano, irá decorrer nas cidades de Luanda e Namibe, entre 20 e 28 de setembro.

O jogo inaugural está marcado para as 20h00, no novíssimo Pavilhão Multiusos de Luanda, que deverá encher para ver a seleção angolana diante da África do Sul, vencedor do campeonato do Mundo B.

Construída de raiz para albergar a prova, o pavilhão multi-usos de Luanda tem capacidade para quase 13 mil lugares.

A infraestrutura foi inaugurada na passada quarta-feira pelo Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos. Será palco dos jogos dos grupos C (Angola, África do Sul e Chile) e A (Espanha, Brasil, Áustria e Suíça).

Além de Angola, a prova conta com mais duas seleções lusófonas, Moçambique e Portugal, ambas com ambições diferentes. Os lusos querem conquistar o título que lhes foge há muitos anos, enquanto Moçambique pretende melhorar o quarto lugar alcançado no último Mundial.

Para defender as cores de Angola, o selecionador Orlando Graça convocou Tiago Sousa, Pedalé e Mitó (Guarda-redes) Mamikua, Kirro, André Centeno, Big, João Pinto, Márcio, Martin Payero e Johe. De fora ficaram os gémeos Rui Miguel e Rui André.

Espanha é a atual campeã do Mundo, sendo que em Angola tentará vencer a prova pela quinta vez consecutiva.

Os jogos do Grupo B e D serão realizados no Namibe, cujo início está marcado para este domingo.